NORMA PARA FORMATAÇÃO DO DOCUMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃOLembrando que o exame de qualificação tem o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa e os dados parciais obtidos, bem como a capacidade do doutorando em sua consecução, o documento a ser apresentado para Banca Examinadora deve ter o seguinte formato:
- Projeto de pesquisa descrevendo todas as atividades previstas para o doutorado (já executadas ou não), constando pelo menos dos seguintes itens: Identificação do projeto, revisão da literatura, objetivos, material e métodos, referências bibliográficas, cronograma de trabalho. O projeto deve ser redigido usando tempo verbal no futuro.
- Resultados parciais obtidos no doutorado, identificando claramente quais etapas do cronograma do projeto já foram concluídas. O texto deve priorizar a apresentação dos resultados sob a forma de gráficos e tabelas, com uma sucinta apresentação no texto, evitando repetir a descrição detalhada dos resultados no texto. As legendas devem apresentar detalhamento suficiente a respeito das condições de ensaio, para que o avaliador compreenda a metodologia utilizada no experimento apenas olhando a legenda e baseando-se na metodologia apresentada no projeto. Devem-se evitar discussões longas comparando os resultados obtidos com dados da literatura. Deve-se incluir apenas uma conclusão sucinta a respeito dos resultados obtidos. Indicar claramente as etapas previstas no projeto e que ainda não foram executadas.
- O tamanho total do documento incluindo o projeto de tese e os resultados parciais não poderá ultrapassar 50 páginas impressas em formato A4, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, com no mínimo 2 cm de margem em cada extremidade. Nos casos em que o candidato possuir muitos resultados, sugere-se resumir o texto de apresentação dos resultados e priorizar a apresentação dos dados como gráficos e tabelas.
- Deve ser incluído no documento as cópias do plano de estudos e do histórico escolar do candidato.
Aprovada em reunião de Colegiado no dia 02 de maio de 2011 (Ata 02/2011).
|