Mitos e verdades sobre a alergia Juan Guadalupe, especialista em alergia e imunologia
Foto: Natália Flores
O clima da cidade de Santa Maria é conhecido como propício para “provocar alergias”. Tentando esclarecer este e outros mitos populares, o professor de Medicina da UFSM www.ufsm.br, Juan Guadalupe, comenta sobre a alergia (subespecialidade da Imunologia). Juan é especialista em Imunologia e clinica em Santa Maria desde 1987. Confira abaixo a entrevista.
InfoCampus: Qual a definição de alergia?
Juan: Alergia é o estudo das reações exageradas. Tudo que dá uma reação exagerada é uma alergia. Por exemplo, quando você tem uma asma é uma reação em que os brônquios se contraem exageradamente e isso causa falta de ar. Quando você leva uma picada de abelha, por exemplo, e o seu organismo reage demais, você pode ter queda da pressão. Então, quando as reações são exageradas ou de hipersensibilidade, a gente chama de alergia. É uma inflamação.
I: Quais os tipos de alergia que existem?
J: Hoje tudo pode dar alergia. Existe algo chamado xenobiótico (drogas, produtos químicos naturais ou industrializados, metais). Tudo isso pode dar alergia. Isso sem falar nas substancias naturais, como os pólens, os mofos, os alimentos e assim por diante. Então qualquer coisa pode dar alergia.
I: E aquelas pessoas que acham que têm alergia a tudo?
J: As pessoas dizem isso. Provavelmente elas têm uma causa que desencadeia a doença e o resto são fatores agravantes. Por exemplo, você tem asma por poeira de casa, causa extremamente comum. A poeira de casa é inalada e inflama teus brônquios. Quando você tem uma inflamação, tudo que entra em contato com ela piora. Por exemplo, se você respirar um produto químico num brônquio inflamado, você vai reagir mal. Se você respirar um ar gelado naquele brônquio, você vai reagir mal. No entanto, você não é alérgico ao frio; você não é alérgico àquela fumaça de cigarro. Aquilo só irritou o que já estava inflamado. São fatores agravantes. Se você tratar a causa, vai melhorar.
I: Santa Maria é conhecida como a cidade das alergias. O clima daqui é o culpado?
J: As cidades que têm clima intermitente (ou “errado” como a gente diz vulgarmente) são agravantes das doenças inflamatórias, como a alergia. Não é a causa. As inflamações são sensíveis às variações climáticas. Se você trabalha num lugar poluído, você vai piorar. Se você vive em lugares de clima ruim, você também vai piorar. Então Santa Maria não é exatamente um grande exemplo.
I: As crianças têm um sistema imunológico menos desenvolvido?
Juan: Isso é um conceito que existe na mente de todo mundo. No entanto, uma criança já nasce com o sistema imunológico completo, funcionando perfeitamente bem. A diferença entre uma criança e um indivíduo adulto é que a criança está começando a entrar em contato com coisas novas e ela tem que montar uma resposta para isso. Já o adulto teve contato prévio, então já parte de uma memória imunológica. Um exemplo: você tem sarampo uma vez na vida. A primeira vez você levou de quinze a vinte dias para se defender do sarampo. Teu sistema imunológico armou um monte de células para combater o vírus. Quando você entrar em contato de novo com o sarampo, essa resposta vai ocorrer em pouco tempo, de três a cinco dias. Você já está mais preparado. Então o recém nascido só entra em contato com coisas novas, o que demora um pouquinho mais. Ele não é imunodeficiente. Só está precisando formar células de memória.
I: Existe um tipo de alergia ligada à tipos de alimentos?
J: A alergia alimentar não é tão comum como se pensa. Nosso intestino tem mecanismos de seleção muito grandes para separar o que é bactéria ou outro microorganismo e o que é alimento. Mesmo assim, ela [a alergia] existe. Nos países desenvolvidos as causas mais comuns são nozes, castanhas e amendoins. No Brasil não consumimos tanto esses alimentos, então aqui o leite talvez seja o principal causador de alergias. Depois vem a clara de ovo.
I: Qual o tipo de alergia mais comum em Santa Maria?
J: São as respiratórias, seguidas pelas alergias de pele. Os dois tipos são corroborados pelo clima ruim. Clima ruim que eu digo é o clima muito frio, que reage fisicamente sobre a pele, machucando. Então, se você tem uma alergia no rosto, por exemplo, tende a piorar com esse clima.
Os causadores da alergia
Natália Flores – nataliflores@gmail.com
5º semestre/jornalismo
10/6/2008
Edições Anteriores
Confira a entrevista com o diretor do CPD, Fernando Bordin da Rosa
Coordenadora do pólo da UFSM de Letras Libras, Márcia Lise Lunardi, destaca ações da UFSM na Educação para Surdos
Cândido Otto da Luz lança novo livro
Como fazer intercâmbio dentro do Brasil?
Em busca da excelência: entrevista com a professora Eugênia Mariano Barrichello
Jornadas Esportivas: a melhor equipe joga no campus
|