Uma história de cooperativismo Athos no lançamento de ‘Os Dez Mandamentos’ na Feira do Livro de Santa Maria
Foto: Divulgação
Sindicalismo, Cooperativismo e Literatura. Estas são as três principais atividades na vida de Athos Ronaldo Miralha da Cunha, atual presidente da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, a CESMA, e figura importante do cenário cultural da cidade. Ele é um dos autores e idealizadores de “Os Dez Mandamentos”, obra mais vendida na Feira do Livro de Santa Maria de 2008.
Athos nasceu em Santiago, em 1960, onde passou a infância brincando entre os trens da rede ferroviária, da qual o pai era funcionário. Em 1971, a família acompanhou o filho mais velho, vestibulando na UFSM, e se mudou para Santa Maria. Athos estudou na Escola Marieta d’Ambrósio, na época conhecida como ‘Bilaquinho’, e no Colégio Manuel Ribas, o Maneco, antes de ingressar no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal, em 1979.
O engenheiro exerceu a profissão durante poucos anos. Estava desempregado em 1988 quando resolveu encarar o concurso para a Caixa Econômica Federal. Passou, assumiu o emprego no ano seguinte e não se arrependeu da escolha. “A Caixa é uma boa empresa para se trabalhar”. Da faculdade de Engenharia, restou o envolvimento com o sindicalismo – ele foi um dos fundadores da Delegacia Sindical dos Engenheiros de Santa Maria - e com a CESMA.
Foi trabalhando nos jornais do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região que Athos desenvolveu o gosto pela escrita. Primeiro, artigos e editoriais; depois, evoluiu para as crônicas, sempre tendendo para o humor e a ironia. Ele já publicou cinco livros, todos em parceria com outros autores santa-marienses. “[É] pelo espírito cooperativista”. Em 2005, Athos, Orlando Fonseca, Pedro Brum Santos e Humberto Gabbi Zanatta lançaram a coletânea de contos ‘Tudo Haver’. No ano seguinte, foi lançada a segunda versão da obra, intitulada ‘Nada Haver’.
Em 2007, foi a vez das coletâneas “Maquinista Daltônico”, escrita em parceria com Antonio Cândido Ribeiro, Aguinaldo Medici Severino, Marcelo Canellas, Ludwig Larré, Sione Gomes dos Santos e Diomar Konrad, e “A Nona Assassina”, com Antonio Augusto Ferreira, Antonio Cândido Ribeiro, Orlando Fonseca, Pedro Brum Santos e Tânia Lopes.
Neste ano, Athos participou do lançamento de ‘Os Dez Mandamentos’, romance no qual cada capítulo representa um mandamento da Bíblia e é escrito por um dos dez autores. O livro foi publicado pela Editora Movimento, de Porto Alegre, e será lançado na edição de 2008 da Feira do Livro da capital.
Desde 2005, Athos e um grupo de intelectuais santa-marienses se encontram toda semana no Senhor Café, no subsolo do Santa Maria Shopping, para conversar, trocar idéias de livros e planejar novas parcerias. Atualmente, ele está trabalhando em mais duas coletâneas, além de presidir a CESMA, trabalhar na Caixa Econômica Federal e no Sindicato dos Bancários de Santa Maria.
Mesmo considerando-se uma pessoa realizada, tanto pessoal – ele é casado e tem dois filhos - como profissionalmente, aos 47 anos, Athos acredita que ainda tem muito para contribuir nas áreas em que atua. Bom para a produção intelectual de Santa Maria e, principalmente para nós, leitores.
O envolvimento com a CESMA
O trabalho nos Sindicatos
Maíra Bianchini – mairabianchini@gmail.com
5º semestre/jornalismo
15/7/2008 Edições Anteriores
Um santa-mariense na CBF
Egressa da UFSM faz pesquisa inédita na área de conforto térmico
Luiz Celso Giacomini: de professor a administrador
Eduardo Guedes Pacheco: a fama do anonimato
Saiba mais sobre a vida de Pedro Olmedo Ribas
Conheça a história do professor Ivo Eichelderger
Giuliano Cogo: Designer e Empreendedor
Conheça o perfil do cirurgião-dentista Luciano Anziliero
James Pizarro, muito mais que um professor de Biologia
Saiba mais sobre Leonardo Brasiliense: o médico que virou escritor
|