Outras publicações de Valter Noal Filho e a Revista Ciência&Ambiente

Capa de outros livros publicados por Noal.
Foto: Divulgação

I – A parceria com o professor Marchiori não é recente. Em 1997, foi publicado “Santa Maria: Relatos e Impressões de Viagem”. Como surgiu a idéia de fazer este livro?

V – A idéia surgiu em 1997: no final daquele ano se completariam 200 anos do início do povoamento definitivo de Santa Maria, que a despeito de tantas comemorações, tem hoje, portanto, 211 anos. O livro é composto por descrições de Santa Maria feitas por viajantes e por cronistas em diversas épocas. O livro foi reeditado em 2008.

I – Em 2004, foi a vez de publicar “Os Viajantes olham Porto Alegre” junto com Sérgio da Costa Franco.

V – Levamos sete anos para fazer este livro, lançado em 2004. No ano seguinte, tivemos a grata surpresa de receber o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria especial. Nosso livro foi escolhido também o Livro do Ano. Nele constam exclusivamente descrições de viajantes. Elaboramos comentários introdutórios e cada texto reproduzido é antecedido por um breve comentário com os dados biográficos do viajante, o roteiro percorrido e que outras obras publicara.

I – O senhor se considera um apaixonado pela História?

V – A minha paixão pela história é regional. Meu interesse se estende no máximo ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e um pouco do Prata: Uruguai e parte da Argentina. Não tenho lido muito sobre História Universal. Até metade do século XX, muitos historiadores estavam voltados para a história militar e política, idolatrando heróis.

Agrada-me mais a história dos costumes das pessoas, seu cotidiano, seu vestuário, sua alimentação, seus meios de transporte, suas impressões sobre as paisagens, sua arquitetura e a forma como viviam as famílias.

I – Conte-nos um pouco sobre a Revista Ciência&Ambiente, publicada pela UFSM?

V – É uma revista temática que se preocupa em abordar temas de interesses amplos. Cada edição dedica-se a um tema diferente, abordado com seriedade, mas sem ser muito técnico e voltado somente para profissionais da área. O objetivo é também atingir leitores que não são especialistas naqueles assuntos.

I – Qual a sua função na Revista?

V – Estou próximo a ela desde o início. Quando Delmar Bressan, o editor da revista, a criou em 1990, solicitou meu auxílio para elaborar a capa. Depois, foram colaborações maiores e menores, até que, em 2000, passei a dedicar-me só à Ciência & Ambiente. Sempre com a coordenação de Bressan, editor de extrema competência e empenhado no que faz. A maneira como trabalha e o cuidado que ele dedica a revista são incomuns.

Atualmente, sou responsável pela editoração dos textos; pela programação visual da revista, incluindo a capa e pela divulgação por diversos meios.

I – Valter, você já pensou em sair de Santa Maria?

V – Nunca. Gosto muito daqui, sem ufanismo, ciente das limitações existentes. Prezo muito viver no lugar onde tenho raízes sólidas; e eu me sinto bem enraizado aqui: meu tetravô veio transferido de Santo Amaro, em 1833, para ser Juiz de Paz em Santa Maria.

I – Já publicaste livros sobre relatos de viajantes. E o senhor, gosta de viajar, de se aventurar por aí?

V – O turismo que eu faço não se pode chamar de convencional. Não me atrai, por exemplo, passar um final de semana em Gramado ou em Balneário Camboriú. Gosto de caminhar pelo mato, pode ser em Ivorá, São José dos Ausentes ou no Taim...; seguir a pé pela margem da Lagoa dos Patos entre os faróis, a absoluta solidão, só os pássaros, o silêncio... tudo é muito bonito. A verdadeira beleza.

I – Quais são os seus planos para o futuro?

V – Viver. Continuar me dedicando às coisas que faço. Quanto a projetos de novas publicações, há vários, mas não dá para contar ainda. São planos ainda incipientes, mas sempre nas temáticas da literatura de viajantes e coisas do passado da nossa região. Há um mais concreto: recuperar a obra de Getúlio Schilling, que deixou muitos originais escritos, datilografados e inéditos.

Voltar

Hilberto Prochnow Filho – hilprochnowf@gmail.com
5° semestre/jornalismo
8/7/2008


Edições Anteriores

O Paraíso é aqui!

Meteorologistas Everson Dal Piva e Vagner Anabor falam sobre o clima em Santa Maria

Reitor da UFSM, Clóvis Lima, fala sobre escândalo da FATEC

Mitos e verdades sobre a alergia: médico Juan Guadalupe fala sobre a questão

Confira a entrevista com o diretor do CPD, Fernando Bordin da Rosa

Coordenadora do pólo da UFSM de Letras Libras, Márcia Lise Lunardi, destaca ações da UFSM na Educação para Surdos

Cândido Otto da Luz lança novo livro

Como fazer intercâmbio dentro do Brasil?

Em busca da excelência: entrevista com a professora Eugênia Mariano Barrichello

Jornadas Esportivas: a melhor equipe joga no campus

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004