Responsabilidade da universidade públicaA universidade pública possui o conhecimento e o transmite aos seus alunos. Os alunos, por meio da pesquisa em conjunto com os professores, produzem novos conhecimentos e aprimoram os existentes. Com a extensão, tem-se a divulgação, a socialização, a aplicação prática deste conhecimento.
É por isso que dizemos que os três pilares da universidade são o ensino, a pesquisa e a extensão. Uma instituição não pode prescindir de nenhum deles, que se complementam e atuam de forma integrada.
Como as universidades públicas são os principais pólos de pesquisa entre as instituições de ensino, a UFSM, que faz parte deste grupo, tem a responsabilidade social de produzir conhecimento. Afinal, é este conhecimento que gera avanços na sociedade que sustenta nossa instituição.
Daí a importância do meio acadêmico estruturar formas concretas de divulgação e justificação do seu trabalho científico. É necessário mostrar à sociedade o que se produz e por que se produz. E não só como forma de divulgar e de mostrar a contribuição dessa produção, mas também com o sentimento de retribuição a uma sociedade que paga impostos e na maior parte das vezes não os vê corretamente aplicados.
Num país como o nosso, no qual a maior parte da população não tem idéia do que é feito dentro de uma universidade, cabe à comunidade acadêmica dar publicidade àquilo que nela se desenvolve. Além disso, os que estão dentro de uma universidade pública devem ter a preocupação social de fazer valer o espaço que ocupam. Ainda mais quando levamos em conta quão poucos são estes espaços.
Mesmo com dificuldades, a universidade pública sobrevive com parte destas taxas pagas pelos contribuintes, e por isso tem o dever de mostrar às pessoas como leva adiante o conhecimento.
Letícia de la Rue – letícia_rue@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
27/5/2008 Edições Anteriores
Desmistificando o Plano Diretor
“Antes que a Natureza Morra”
A inclusão como fator de desenvolvimento
Desmistificando o Plano Diretor
|