De professor a administrador

Luiz Celso Giacomini: Secretário de Esportes de Santa Maria.
Foto: Divulgação

Luiz Celso Giacomini, 59 anos, formado em Educação Física pela UFSM, é o atual Secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria. Assumiu o cargo por convite do prefeito Valdeci Oliveira, em março deste ano.

O gosto pela prática de esportes foi o motivo que o levou a fazer Educação Física, profissão que lhe trouxe muitas satisfações pessoais e profissionais. “Não me arrependo de ter cursado, e se tivesse de voltar no tempo para cursar novamente, com certeza o faria”.

Natural de Formigueiro, mudou-se para Santa Maria em 1960. Mas somente a partir de 1966 é que se tranferiu para a cidade em definitivo. Após completar o científico no Colégio Santa Maria, ainda prestou serviço militar antes de ingressar na Universidade.

Formou-se pela UFSM em 1972. Durante as atividades como acadêmico, começou a dar aulas no Colégio Estadual Manoel Ribas, o “Maneco”, através dos contratos emergenciais feitos pelo governo estadual da época. Ao término do contrato foi efetivado, permanecendo no colégio até o início de 1977.

Foi no Maneco que Giacomini iniciou seu trabalho com o handebol em Santa Maria, primeiro com uma equipe feminina e depois com os times masculinos. No mesmo ano, passou a trabalhar no Corínthians, clube de esportes da cidade, com o qual foi campeão dos Jogos escolares Brasileiros em julho e do Campeonato Brasileiro de Clubes na categoria juvenil masculino. A equipe de handebol era formada por atletas dos colégios Manuel Ribas e Maria da Rocha.

A mesma equipe conquistou vários outros títulos estaduais e nacionais. No ano de 1979, quando os garotos atingiram idade universitária, foi montada a Associação Desportiva da UFSM (ADUFSM), fundada por professores vinculados ao esporte na Universidade. Até o final da década de 80, Santa Maria ocupou a hegemonia no handebol brasileiro e sul-americano.

Além da equipe de handebol, a Associação teve destaque em outras modalidades, como atletismo, natação, voleibol e basquete. O objetivo era possibilitar que as equipes disputassem competições regionais, e em nível nacional e internacional.

Giacomini manteve vínculo com a UFSM desde o início da graduação até 2001. No ano seguinte ao de sua formatura, conseguiu aprovação em concurso e começou a dar aulas também na Universidade. Em sua trajetória como aluno e, posteriormente, como professor, passou por vários setores e funções dentro da instituição.

O trabalho realizado durante os cerca de trinta anos sempre foi ligado ao esporte. Como aluno, além das atividades relativas à vida acadêmica e da experiência aquirida no Colégio Manoel Ribas e na função de treinador, era atleta profissional. Depois, já professor da instituição, ministrou aulas para o Curso de Especialização em Técnicas Esportivas.

Depois da conclusão do curso de mestrado pela UFSM, ocupou vários cargos no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Entre as principais atribuições, foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e Diretor, cargo em que representava o Centro no Conselho Universitário. Ele ainda representou o CEFD no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e foi pró-Reitor Adjunto de Extensão entre 1994 e 1997.

Após desvincular-se da instituição, Giacomini ocupou o cargo de Secretário Adjunto no Ministério do Esporte entre 2001 e 2002. Em seguida, foi presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) (http://www.fundergs.rs.gov.br/ )entre 2003 e 2006. A experiência adquirida nesses cargos administrativos serviu como mais uma influência para que assumisse a Secretaria de esportes e Lazer.

Atribuições administrativas na Secretaria

Lucas Faustino – lucasfaustino@gmail.com
5º semestre/jornalismo
24/6/2008


Edições Anteriores

Eduardo Guedes Pacheco: a fama do anonimato

Saiba mais sobre a vida de Pedro Olmedo Ribas

Conheça a história do professor Ivo Eichelderger

Giuliano Cogo: Designer e Empreendedor

Conheça o perfil do cirurgião-dentista Luciano Anziliero

James Pizarro, muito mais que um professor de Biologia

Saiba mais sobre Leonardo Brasiliense: o médico que virou escritor

Confira o perfil da jornalista Marilice Daronco

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004