Frio e calor: porque Santa Maria tem invernos tão gelados e verões excessivamente quentes

Dr Vagner Anabor, meteorologista.
Foto: Divulgação

I: Por que Santa Maria tem uma oscilação tão grande de temperatura, com um inverno tão frio e um verão tão quente?

Everson:
Santa Maria está situada numa região de latitude média, que não está nem nos trópicos e nem nos pólos, está em um meio termo. No mundo inteiro, essa é uma região que se caracteriza por uma amplitude térmica [diferença entre a menor e a maior temperatura em um determinado ambiente] bem grande porque o verão tem dias mais compridos e o ângulo que os raios solares caem na Terra é menor. Como se tem 14 horas de sol, a atmosfera acaba esquentando. No inverno ocorre o contrário, o tempo de incidência solar é menor. Outra característica de Santa Maria é estar numa área de transição, onde se tem a passagem de sistemas móveis, ciclones e anticiclones. Os ciclones podem ser associados a temperaturas mais altas e os anticiclones a temperaturas mais baixas. Além disso, a topografia local também influencia, já que a cidade está situada num vale. Santa Maria também está afastada de corpos de água, que tendem a manter a temperatura mais amena.

I: Qual a previsão para esse ano? O inverno continuará frio?

E: A previsão climática ainda está engatinhando, não se tem um conhecimento muito grande do clima para que possamos fazer uma previsão com certeza. Mas estudos indicam que há uma tendência de temperaturas mais baixas que o normal nesse inverno. E chuvas normais.
Vagner: O frio desse inverno deve-se a mais incursões de massas de ar polar, por isso a temperatura fica mais baixa nesse período. O inverno continuará frio, e será rigoroso comparado aos outros anos.

I: A estiagem provocou muitos prejuízos nos últimos anos no estado. Existe previsão de mais períodos de seca?


E: Bem, estudos estatísticos do clima no estado indicam que no verão, pelo menos para a agricultura, sempre falta chuva. O agricultor precisa ter em mente que é mais certo ele perder por falta de chuva do que ganhar por chuva normal. Quer dizer, independente de ter menos chuva ou chuva normal, a agricultura tem que investir em irrigação porque as estatísticas mostram que o índice de precipitação nessa época é baixo.

I: Por que acontecem temporais em Santa Maria? Qual a freqüência?

E: Temporais têm várias causas. Como temos passagens de frentes frias com mais freqüência aqui no estado, nós temos temporais freqüentes. Claro que não vai ser sempre com a mesma intensidade nem vai atingir sempre as mesmas áreas, se não é aqui em Santa Maria, é lá em Júlio de Castilhos, por exemplo, porque as frentes frias e as chuvas de tempestades estão passando o tempo todo sobre o estado. Como nós estamos em uma zona de transição, tempestades são fenômenos normais. É preciso estar preparado.
V:
No verão e na primavera, tempestades se formam sobre a Argentina e o Paraguai e crescem, tornando-se quase do tamanho do Rio Grande do Sul. São essas tempestades que estão associadas a tornados e fortes chuvas de granizo que atingem muitas vezes o estado. No período de inverno nós temos tempestades associadas a frentes frias, que, em comparação com as de primavera e verão, são menos violentas. No verão elas são mais explosivas, acontecem mais rápido e a liberação de energia é maior. Essas tempestades são quase gêmeas das tempestades que acontecem na região central dos Estados Unidos, no Vale dos Tornados, só que aqui o nosso continente é afunilado, com muita influência dos oceanos, o que modifica um pouco essa situação.

Voltar


Cibelli Fogliato – bibelfog@gmail.com
5º semestre/jornalismo
24/6/2008



Edições Anteriores

Reitor da UFSM, Clóvis Lima, fala sobre escândalo da FATEC

Mitos e verdades sobre a alergia: médico Juan Guadalupe fala sobre a questão

Confira a entrevista com o diretor do CPD, Fernando Bordin da Rosa

Coordenadora do pólo da UFSM de Letras Libras, Márcia Lise Lunardi, destaca ações da UFSM na Educação para Surdos

Cândido Otto da Luz lança novo livro

Como fazer intercâmbio dentro do Brasil?

Em busca da excelência: entrevista com a professora Eugênia Mariano Barrichello

Jornadas Esportivas: a melhor equipe joga no campus

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004