Projeto de Elaboração dos Planos Diretores da UFSM busca planejar e melhorar a utilização do espaço acadêmico

Leitura técnica do Projeto de Elaboração dos Planos Diretores.
Foto: Divulgação

Nos mais de 40 anos de existência, os campi da UFSM tiveram um grande crescimento, precisando abrigar cada vez mais edificações. A necessidade de realizar um planejamento deste espaço, viabilizando seu melhor aproveitamento, resultou no Projeto de Elaboração dos Planos Diretores dos Campi da UFSM.

O projeto iniciou suas atividades em setembro de 2007. Ele é coordenado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, pela Prefeitura Universitária e pela Administração Central. De acordo com a vice-coordenadora do projeto, arquiteta Daiane Valentini, o objetivo “é fazer um planejamento integrado dos campi da UFSM para que eles tenham uma melhoria significativa na qualidade de vida e na utilização dos seus espaços”.

O Plano Diretor é definido no Estatuto da Cidade como um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão do espaço urbano. É um conjunto de princípios e regras que orienta as ações desenvolvidas dentro deste espaço. A metodologia utilizada na elaboração do Plano Diretor da UFSM, adaptada para a realidade institucional, é a indicada pelo Ministério das Cidades, por meio do Estatuto da Cidade.

Anteriormente, como não havia uma legislação que regulasse o uso dessas áreas, a decisão a respeito da utilização dos espaços ficava a cargo da Administração Central da UFSM. Porém, agora, o produto final do projeto será um instrumento normativo que englobe a Cidade Universitária Prof. Mariano da Rocha, de Santa Maria; o campus do Centro de Ensino Superior do Norte do Estado do RS – CESNORS e o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen; e o campus do CESNORS em Palmeira das Missões. De acordo com a arquiteta Daiane, os Planos Diretores serão auxiliares na realização de intervenções nos campi e indicarão as prioridades.

Para iniciar a elaboração do Plano Diretor, foi necessário entender qual a proposta original e qual a realidade atual do espaço universitário. A partir daí, foram abordadas questões específicas para permitir um planejamento em relação ao futuro da área física da instituição.

O Estatuto da Cidade estabelece normas de ordem pública e interesse social. Nele está prevista a participação efetiva da comunidade na elaboração de um Plano Diretor. Na elaboração dos Planos Diretores da UFSM, foram realizadas diversas Leituras Comunitárias, nas quais a comunidade acadêmica pôde dar suas opiniões e sugestões.

Com os dados acerca da realidade dos campi já em mãos, e após a realização das Leituras Comunitárias, a Equipe de Elaboração e colaboradores de outras áreas reuniram-se para iniciar a fase de Leituras Técnicas. Nesta fase, são estudadas propostas para a elaboração do plano.

A última Leitura Técnica acontece no dia 29 de maio, e após inicia-se outra etapa do projeto, a de Audiências Públicas, na qual a equipe apresentará à comunidade acadêmica um modelo de Planos Diretores preliminares.

Durante as audiências, serão ouvidas novamente as manifestações dos diferentes segmentos da universidade – acadêmicos, servidores técnico-administrativos e docentes –, para que então a equipe novamente se reúna para rediscutir as propostas.

A fase final do projeto será a apresentação da proposta do Plano Diretor para o Conselho Universitário. Depois da aprovação do projeto, a previsão é de que seja criada uma Comissão Permanente dos Planos Diretores, a qual irá avaliar, rediscutir e atualizar as propostas, quando necessário.

Equipe do projeto

Oficina “Olhares sobre o campus da UFSM”

Letícia de la Rue – letícia_rue@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
20/5/2008

Edições Anteriores

Confira o Projetos e Pesquisas da edição de 13 de maio

Confira o Projetos e Pesquisas da edição de 6 de maio

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004