Os causadores da alergiaI: Segundo os estudos sobre alergia, qual é o fator causador dela? É genético?
J: A alergia, digamos, é considerada até o final da Segunda Guerra como herança genética. A partir de 1940, isso começou a mudar. Encontraram-se e encontra-se até hoje inúmeros indivíduos com alergia sem histórico familiar. Aí começaram a se desenvolver novas teorias. A mais conhecida delas é a Teoria da Higiene, da limpeza. Segundo ela, indivíduos que vivem em locais extremamente limpos acabam desenvolvendo mais alergias do que indivíduos que moram em locais de famílias grandes, ou que tenham animais, ou seja, onde a higiene não seja adequada.
Isso tem uma explicação. Existem dois tipos de linfócitos: o TH1 e o TH2. Quando você estimula o TH1, o indivíduo tem a tendência de ter a imunidade boa. E quando você estimula o TH2, ele tende a desenvolver alergias. Então, quanto mais você é infectado, mais atingido naturalmente, você desenvolve mais o TH1. Quanto menos, você tem chance de desenvolver o TH2. Teoricamente, a higiene excessiva não ajuda na prevenção da alergia, pelo contrário, estimula. O número de pacientes sem histórico familiar tem crescido absurdamente, então a genética não é tudo.
I: Então qual a influência da genética?
J: Nós não controlamos tudo. Existe a predisposição genética e os fatores ambientais. Esses estudos [da Teoria da Higiene] são relativamente recentes, mas ainda não estão totalmente concluídos. Estatisticamente, são significantes. Independente da higiene ou não, se você tem a predisposição genética, tua chance de desenvolver alergias é muito grande. Se você não tem, diminui se você não tomar tantos cuidados.
Voltar
Natália Flores – nataliflores@gmail.com
5º semestre/jornalismo
10/6/2008
Edições Anteriores
Confira a entrevista com o diretor do CPD, Fernando Bordin da Rosa
Coordenadora do pólo da UFSM de Letras Libras, Márcia Lise Lunardi, destaca ações da UFSM na Educação para Surdos
Cândido Otto da Luz lança novo livro
Como fazer intercâmbio dentro do Brasil?
Em busca da excelência: entrevista com a professora Eugênia Mariano Barrichello
Jornadas Esportivas: a melhor equipe joga no campus
|