Suporte técnico para o relacionamento entre a UFSM e a comunidade Fernando Bordin da Rosa, Diretor do CPD da UFSM
Foto: Maíra Bianchini
Há cerca de dois anos, a UFSM passou a realizar a matrícula dos alunos através da Internet, agilizando o processo que antes era feito nas coordenações de curso. A migração dos dados cadastrais dos alunos para a rede só foi possível devido ao suporte técnico proporcionado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), órgão suplementar vinculado à reitoria da UFSM.
O CPD fornece suporte de serviços na área de Tecnologia de Informação (TI) a atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O centro também garante o funcionamento da rede computacional corporativa da instituição e dá suporte para o portal da UFSM e suas divisões, inclusive o InfoCampus.
Atualmente, 24 funcionários e mais de 100 estagiários realizam diversas atividades no CPD. O InfoCampus conversou com o diretor Fernando Bordin da Rosa sobre a importância do trabalho realizado no Centro.
InfoCampus: Que tipo de trabalho é desenvolvido pelo CPD?
Fernando: Desenvolvimento, implantação, manutenção e capacitação no sistema de gestão de TI, o Sistema de Informações para o Ensino (SIE) e administrar a rede computacional corporativa da Instituição.
I: Atualmente, quais projetos estão sendo desenvolvidos pelo CPD?
F: Os dois grandes projetos que temos são SIE –Transferência de Tecnologia, onde temos a participação de 15 Instituições de Ensino de 11 estados brasileiros, o Programa de Gestão Institucional, onde temos a participação de prefeituras e outros organismos governamentais.
I: Como funciona o projeto de Sistema de Informações para o Ensino (SIE)?
F: O SIE tem dois aspectos: o software de gestão e o projeto de transferência de tecnologia. O projeto de transferência de tecnologia estabelece os mecanismos para viabilizar a transferência tecnológica do software SIE para as instituições que o adotarem como seu sistema de gestão.
I: O SIE possibilitou a realização da matrícula dos alunos da UFSM através da Web. Como ocorreu essa transição?
F: A matrícula dos alunos através da web faz parte de uma das estratégias do CPD em dotar a instituição de sistemas de informação modernos e ágeis, permitindo uma maior eficácia em seus processos acadêmicos e administrativos. O objetivo inicial deste processo de matrícula foi facilitar a realização da matrícula pelos alunos, bem como agilizar o processo de atendimento dos alunos nas coordenações de curso. A implantação completa de todo o processo demorou aproximadamente dois anos, entre desenvolvimento do software e sistematização do uso do sistema.
I: O Sistema de Informações Municipais (SIM) já está em funcionamento? Quais cidades estão utilizando o sistema?
F: O SIM é o resultado de um convênio estabelecido entre a UFSM e a FATEC para desenvolvimento deste sistema e que foi retrabalhado pela equipe do CPD para a implementação do SIE. Atualmente encontra-se em utilização por prefeituras das cidades de Pelotas/RS, Campinas/SP, Sorocaba/SP e Anápolis/GO.
I: Quais são os próximos projetos a serem desenvolvidos pelo CPD?
F: Estamos elaborando projetos para dar um maior atendimento via internet à comunidade universitária. Com isso, faz-se necessário reestruturar o portal da UFSM, que será o portal de relacionamento da instituição com a comunidade interna e externa.
Maíra Bianchini – mairabianchini@gmail.com
5° semestre/jornalismo
3/6/2008
Edições Anteriores
Coordenadora do pólo da UFSM de Letras Libras, Márcia Lise Lunardi, destaca ações da UFSM na Educação para Surdos
Cândido Otto da Luz lança novo livro
Como fazer intercâmbio dentro do Brasil?
Em busca da excelência: entrevista com a professora Eugênia Mariano Barrichello
Jornadas Esportivas: a melhor equipe joga no campus
|