Confira algumas propostas da Chapa ‘Viração’

Representando o DCE, Vítor relatou para o Infocampus algumas das principais preocupações da nova gestão do Diretório. O estudante afirma que a democracia – seja envolvendo apenas questões estudantis, seja envolvendo a relação entre estudantes e instâncias superiores – acabou caindo em defasagem na última gestão.

“Queremos reativar espaços negligenciados pela gestão ‘Novo Rumo’, como Conselhos de Diretórios Acadêmicos e Assembléias Gerais. Também realizaremos o Congresso Estudantil 2008, que deve acontecer de dois em dois anos e já deveria ter sido realizado”, comenta Vítor.

É neste congresso (cuja participação é aberta aos estudantes) que se decidem os horizontes que vão nortear as ações e políticas do Diretório Central. Segundo ele, esse evento “garante que o DCE seja não um instrumento a serviço de interesses pessoais, mas um espaço de representação do interesse coletivo”.

O DCE também planeja resgatar a luta por um transporte público mais justo. “Exigiremos o fim da limitação de passagens”, afirma o estudante. Além disso, visando cultivar a solidariedade na instituição e promover um relativo “boicote” ao preço elevado do transporte público, Vítor divulga outra alternativa proposta pela nova gestão: “realizaremos a campanha ‘Sou Solidário, Dou Carona!’. É um tipo de ação que já deu certo em outros lugares e pode dar aqui também”.

Outra proposta do DCE é usar eventos como o ‘Nossas Expressões’ e o ‘JUSM’ para ampliar o diálogo entre culturas diferentes e incentivar o repúdio ao preconceito. “Diversas formas de opressão existentes em nossa sociedade - a grupos étnicos, grupos organizados por suas orientações sexuais, portadores de necessidades especiais - invadem também a Universidade e isso é inadmissível”, comenta Vítor.

Segundo ele, um dos objetivos é que até a mentalidade de competição seja esmaecida no JUSM, na medida em que “pretende-se criar ‘torneios não-competitivos’, no qual o esporte será encarado sob a luz de uma outra perspectiva”.

Vítor finaliza comentando uma questão central de discussões na UFSM atualmente: o Restaurante Universitário. Ele afirma que, em tempos de ampliação de vagas, é absolutamente necessário que se crie um novo espaço para atender as necessidades dos estudantes.

A ampliação vertical do RU implica na dissolução da União Universitária, e a ampliação horizontal parece não ser uma opção. Nesse aspecto, Vítor é taxativo: “se é alegado que uma ampliação horizontal é problemática, exigimos que seja construído um novo RU!”.

A nominata, alguns depoimentos e outras propostas estão no blog da Chapa Viração, que assumirá o DCE da UFSM em agosto.

Voltar

Luísa Dalcin – luh.dalcin@gmail.com
5° semestre/jornalismo
15/7/2008


Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004