 Uma data histórica aos olhos do cinemaComo primeira recomendação na volta do Infocampus, um filme. Aproveitando um acontecimento histórico de grande importância que ocorreu em 30 de abril de 1945 e, portanto, completa 63 anos amanhã, será feito um link com o suicídio de Adolf Hitler. Para tanto a indicação é o filme A Queda – As Últimas Horas de Hitler.
A produção de 2004 é conjunta da Alemanha, Áustria e Itália e mostra os últimos 10 dias da vida de Hitler, em meio ao caos de uma Berlim destruída por tropas soviéticas. É retratada segundo a visão da secretária do general, Traudi, que trabalhou para ele durante dois anos e meio e que dizia não ter conhecimento das atrocidades cometidas em seu regime nazista.
O líder nazista é retratado desde o dia 20 de abril de 1945 (dia do seu aniversário, em que completou 56 anos) até o dia 30, quando comete suicídio acompanhado de sua esposa, com quem se casa na noite anterior, Eva Braun. Nestes dias mantém-se refugiado em um abrigo subterrâneo no centro da capital alemã.
As tropas russas invadem a cidade e ele segue irritado, doente e não admitindo a rendição, exigindo que seus exércitos não recuem. Passa a ordenar cortes de água e eletricidade para que os invasores não tenham subsídios, sem se importar com os civis. Segundo Hitler, eles são os culpados de tudo pela fraqueza de não terem entrado na luta alemã pela conquista do mundo, conforme era seu desejo.
O filme mostra os comandantes de cada exército, suas convivências com o Führer e seus diferentes pontos de vista perante às suas ordens desesperadas e com intuitos destrutivos. Mesmo assim, estes continuam realizando as vontades de Hitler. Conforme o filme expõe, vários destes comandantes foram julgados mais tarde em Nuremberg, cumprindo suas sentenças em prisões prussianas, ou sendo executados por crimes contra a humanidade.
O suicídio de Hitler acontece no dia 30 de abril, seguido de vários suicídios de assessores mais próximos ou combatentes nazistas. A retirada de Berlim acontece imediatamente e a rendição oficial da Alemanha ocorre dia sete de maio. É o fim da Segunda Guerra Mundial, que contabilizou cerca de 50 milhões de mortes.
Além dos depoimentos sobre o cotidiano de Hitler, oferecidos pela secretária Traudi, falecida em 2003, o roteiro é baseado no livro do escritor Joachin Fest, maior autoridade mundial em nazismo. O filme é bastante conhecido, ganhou visibilidade concorrendo a melhor filme estrangeiro em 2005. Ainda assim, é válido o reforço em recomendar.
Claudia Regina Lawisch
5º semestre/jornalismo
29/4/2008
|