Projeto da UFSM ajuda a comunidade de Santa Maria a se prevenir de doenças cardiológicasDesde 2003 o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) desenvolvem um programa de cardiologia preventiva baseado na reeducação alimentar, orientação fisioterápica e postural e uma programação de atividades físicas orientadas para os funcionários da UFSM. Em 2005 o Prevencard abriu vagas para a comunidade santa-mariense e hoje conta com mais de 80 participantes.
Os inscritos no Prevencard passam pelas seguintes etapas: análise e avaliação clínica e laboratorial com consulta cardiológica, metabólica, nutricional e fisioterápica. Ainda há um programa de reeducação alimentar e tratamento fisioterápico, quando indicado, e atividades físicas orientadas por seis meses.
A cada semestre os participantes são reavaliados clínica e laboratorialmente para o controle de sua evolução. Os dados individuais obtidos são fornecidos aos participantes. O conjunto deles é tabulado e analisado estatisticamente para registro.
Professor do CCS e coordenador do Prevencard, o Dr. Sergio Nunes Pereira lembra que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade adulta no Rio Grande do Sul e em Santa Maria. Ele destaca o fato de nenhum participante do projeto, que acompanhou todas as suas etapas, ter sido encaminhado à cirurgia.
Dr. Pereira ainda ressalta que o combate aos fatores de risco de doenças cardiovasculares, obesidade, intolerância a glicose, diabetes e hipertensão arterial é realizado pelo projeto a partir da mudança de simples hábitos como a mudança de hábitos alimentares e a prática de esportes.
No CEFD, o projeto é coordenado pelo professor Luiz Osório Portela. O professor Portela comanda uma equipe de alunos da UFSM para o atendimento dos inscritos no projeto. Os resultados das pesquisas realizadas pelo Prevencard já foram apresentados em muitos congressos do país por professores e estagiários.
O programa dispõe de vagas a serem preenchidas no terceiro andar do HUSM na sala de cirurgia torácica, que fica ao lado do auditório Alberto T. Londero. A inscrição custa 80 reais para a comunidade e é gratuita para os funcionários da UFSM.
Piero Pedrazza – piero@itake.net.br
5º semestre/jornalismo
24/6/2008
Edições Anteriores
Produção de carne bovina é fonte para pesquisas na UFSM
Projetos aliam geração de conhecimento e responsabilidade ambiental
Conheça o funcionamento da Educação à Distância da UFSM
Saiba mais sobre as pesquisas do grupo Mídia, Recepção e Consumo Cultural
Conheça o Design House do Grupo de Microeletrônica da UFSM
Saiba mais sobre o Geodesastres-Sul
Conheça o Projeto de Elaboração dos Planos Diretores da UFSM
|