Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho Membros da Objetiva Jr. no Encontro Gaúcho de Empresas Juniores de 2007.
Foto: Divulgação
Alunos que ampliam as suas atividades além da sala de aula e se aproximam do mercado de trabalho ainda na faculdade. Essa é a definição mais exata para os integrantes de Empresas Juniores da UFSM, como a Objetiva Jr., a Projetar, a Agrosul Jr, a Caduceu Jr. e a Floresta Jr.
As empresas oferecem palestras e workshops para os alunos da UFSM e prestam serviços a clientes externos. A Caduceu Jr. faz consultorias na área financeira. A Objetiva Jr. faz consultorias administrativas, como plano de marketing, negócios e planejamento estratégico de mercado.
“O cliente liga e pede uma consultoria. Nós fazemos uma reunião com ele, para saber de seus objetivos e damos uma proposta de como vai se desenvolver o trabalho. Se realiza a consultoria e depois entregamos um relatório dela. Então ocorre a implementação da consultoria”, explica Stefania Tonin, atual presidente da Objetiva Jr.
As empresas juniores se organizam em setores como Recursos Humanos, Marketing, Projetos e Financeiro-administrativo, que se comunicam diariamente. O movimento de alunos é constante, sendo que a cada dois anos há troca dos membros. Cristian Marx, da Projetar, destaca que essa rotatividade é positiva, pois “cada diretoria que assume traz idéias novas”.
Stefania destaca que todas as consultorias realizadas na Objetiva Jr. passam pelo aval dos professores da Administração, das Ciências Contábeis e do Desenho Industrial.
A Empresa Junior pretende ser multidisciplinar. Mesmo assim, a Objetiva Jr. é a única destas que tem membros de diversos cursos, como Administração, Engenharias e Comunicação.
As outras empresas ainda buscam integrantes de outras áreas. A Caduceu Jr. está com o processo seletivo em andamento e comemora que alguns candidatos sejam da administração. “O foco é o curso de Ciências Contábeis, pois os projetos são específicos, mas é interessante ter a visão de gente de outras áreas”, fala Luiza Delpretto, integrante da Caduceu Jr.
Segundo Maykell Costa, da Agrosul Jr., a Empresa Junior difere de uma empresa normal porque não busca o lucro e sim “busca atender da melhor forma possível seus clientes e ter receita suficiente para cobrir as despesas. Caso tenha alguns lucros, eles são remetidos para obras de assistências, seja para capacitação dos integrantes, seja para projetos”.
As empresas juniores têm uma política de parcerias e trocam serviços entre si. A Caduceu Jr., por exemplo, elabora a parte financeira da Projetar em troca de projetos gráficos.
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Natália Flores – nataliflores@gmail.com
5º semestre/jornalismo
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