Alunos levam cachorros para uma casa em Camobi

Alguns estudantes da casa sempre cuidaram dos cachorros que moram nos arredores. Davam comida, tratavam quando estavam doentes e aplicavam injeções para evitar que as fêmeas entrassem no cio. Porém, surgiram boatos de que os cachorros seriam recolhidos após ataques contra as ovelhas.

A idéia inicial dos estudantes era criar uma rede de adoções e conscientizar as pessoas a não abandonar os cachorros. Então, eles passaram pelas casas de Camobi mostrando fotos e perguntando se alguém queria adotá-los. Conseguiram um lar para uma cadela, mas pouco tempo depois ela fugiu. Após viver muito tempo soltos, eles têm certa dificuldade de se adaptar e, muitas vezes, as pessoas não têm paciência para lidar com isso.

Os outros foram levados para casa de uma estudante, em Camobi, que cedeu o espaço. No começo eram 15 cachorros, agora restam seis, um número ainda bastante elevado.

A estudante Ana Kátia Karkow diz que uma das dificuldades é a falta de transporte: “Teve um senhor que queria adotar, mas ele mora perto do Maneco e não tem carro para buscar. Nós também não temos para levar, então dificulta muito”. Há, também, pessoas que ligam para os estudantes para adotar os animais, mas não vão buscá-los.

A comida é levada da universidade por sete alunos, que têm uma escala de dias. O diretor do Restaurante Universitário (RU) autorizou que eles deixassem um balde que é cheio com o que sobra e é levado para os cachorros no final da tarde. Os cachorros também receberam 25 kg de ração doada por um homem que adotou uma cadela.

Quando falta alguma coisa, alimentação ou remédio, os alunos fazem uma vaquinha e cada um ajuda como pode. Porém, segundo o estudante João Paulo Aquino Santos, nem todos gostam dos cachorros: “Tem muita gente que chuta e que maltrata”.

Ana Kátia diz que não é contra recolher os cachorros que causaram problemas e prejuízos, mas que não se pode generalizar, pois muitos cães são extremamente dóceis.

Voltar

Cibelli Fogliato – bibelfog@gmail.com
5º semestre/jornalismo
27/5/2008

Edições Anteriores

Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho

31ª edição da Feira do Livro em Santa Maria

UFSM oferece Ciclo de Cinema Histórico para comunidade santa-mariense

Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004