Desmistificando o Plano DiretorDiversos temas poderiam compor este editorial. Afinal, todos de alguma forma fazem parte do cotidiano da Universidade e são importantes na vida de estudantes, profissionais e pessoas que de alguma forma são atingidas pela UFSM. Porém, um neste momento chama a atenção, por passar despercebido por muitos: o Plano Diretor.
O que é isso, afinal? Um cargo? Um documento? Com certeza, muitos ainda não sabem ou não imaginam o que ele vai representar no cotidiano acadêmico.
O Plano Diretor pretende monitorar toda e qualquer atividade dentro dos campi da UFSM, planejando a forma, o uso e a ocupação do espaço geográfico.
Em outras palavras, qualquer árvore plantada deverá estar prevista no Plano. Caso contrário, nada feito. Intervenções, como os Bancos-arte da acadêmica Carina Plein, também não serão possíveis, a menos que já estejam previstas.
Segundo os organizadores do projeto, o Plano propõe e define os instrumentos urbanísticos de regulação para o adequado ordenamento, planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo, que contemplem a sustentabilidade cultural, social, política, econômica, ambiental e institucional.
Durante meses, os responsáveis pelo projeto ouviram a comunidade acadêmica e colheram todas as sugestões e críticas referentes ao espaço. As melhores propostas foram debatidas. Agora, a UFSM está a um passo de aprovar o plano colocá-lo em prática.
Como usuários do espaço, é imprescindível que saibamos o que será do campus nos próximos anos. Para quem ainda tem dúvidas, este é um convite a conhecer o projeto ou buscar saber mais sobre ele!
Géssica Valentini - gessicavalentini@yahoo.com.br
7º semestre/jornalismo
20/5/2008
Edições Anteriores
Confira o Editorial da edição de 13 de maio
Confira o Editorial da edição de 6 de maio
Confira o Editorial da edição de 29 de abril
|