Quem tem medo de cantar? Ensaio do coral sob a coordenação da monitora Juliana Sehn.
Foto: Jorge Robespierre Japur
‘Taquara rachada’, ‘gralha arranhada’, ‘voz de britadeira’, dentre outras expressões populares, designam aquelas pessoas que não cantam bem. Entretanto, essas denominações não se aplicam às pessoas que participam do Grupo Vocal CE Canta (depois dos primeiros ensaios, claro).
O Grupo Vocal CE Canta existe desde 2003 e faz parte do programa ‘Tocar e Cantar’, promovido pelo Laboratório de Educação Musical (LEM). O principal objetivo do programa é o desenvolvimento musical e pedagógico musical de alunos dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Licenciatura em Música. A coordenação é da Profa. Dra. Cláudia Ribeiro Bellochio.
No entanto, a atual monitora do coral, a Licencianda em Música Juliana Sehn, diz que “o coral é aberto para toda a comunidade, já que hoje há participantes de diferentes lugares”. A participação é permitida a alunos, professores, funcionários da UFSM e quaisquer outras pessoas que tenham o desejo de cantar.
Os ensaios acontecem nas terças-feiras, das 12h às 13h15min, no auditório do Laboratório de Informática do Centro de Educação (LINCE), localizado na sala 3353 do terceiro andar do Centro de Educação (CE). As inscrições são feitas na sala 3368 do mesmo prédio. Não há custo para participar do coral.
Juliana Sehn afirma que é complicado manter um grupo fixo, pois todo semestre saem alguns integrantes e entram outros. “Mas tem sido muito bom, o grupo [atual] está coeso”, afirma a monitora.
Outra curiosidade diz respeito ao fato de haver poucas vozes masculinas no coral. Juliana Sehn diz que “os homens são uma espécie de extinção no coro”. A monitora não sabe ao certo o porquê do pouco interesse dos rapazes. Dos quase trinta integrantes, apenas sete são homens, três a mais que no último semestre. “Até comentamos com as meninas para que os tratem bem, para que não fujam”, brinca Juliana.
O perfil dos integrantes também é variado em relação aos conhecimentos anteriores de cada um sobre música. Há iniciantes e os já iniciados. O Grupo Vocal CE Canta ensina aos seus integrantes noções básicas de teoria musical. Juliana Sehn diz que “essa é a intenção, de proporcionar isso para todos, sem testes anteriores”.
Os ensaios do coral começaram há cinco semanas e o repertório está em elaboração. Os interessados ainda podem participar.
Jorge Robespierre Tomás Japur – jorgejapur@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
20/5/2008
Edições Anteriores
Confira o Comunidade da edição de 13 de maio
Confira o Comunidade da edição de 6 de maio
Confira o Comunidade da edição de 29 de abril
|