Orquestra Jovem de Santa Maria promove espetáculo Ensaio da Orquestra Jovem de Santa Maria
Foto: Aline Wappler
A Orquestra Jovem de Santa Maria (OJSM) faz apresentação no próximo dia 23 de maio, às 20h, na Igreja Metodista, Rua Tuiuti 2033, esquina com a Rua do Acampamento. O espetáculo é aberto ao público geral.
O grupo surgiu em outubro de 2002, através de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação da Educação do Talento – Centro Suzuki de Santa Maria e Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com o ideal de fortalecer o espaço intermediário entre iniciação e música sinfônica. A coordenação é do Prof. Marco Antonio de Almeida Penna.
A apresentação dia 23 fará uma homenagem ao maestro Ribas tocando uma valsa de sua autoria que completa 50 anos, a valsa “Cleide”, e também homenageia os 150 anos de Santa Maria. O espetáculo vai manter o repertório o mais brasileiro possível, além de o mais santa-mariense possível, uma vez que a maior parte das músicas são de compositores ou arranjadores daqui, garante Sandra Montero, da equipe de apoio.
A orquestra possui em torno de 40 integrantes, com ênfase na adolescência e juventude, entre alunos do Curso de Música e pessoas da comunidade. Inclui cordas, sopro e percussão. O repertório contempla diversos estilos: o barroco, rococó-clássico, romântico, música do século XX e brasileira, incluindo erudita, sacra, popular e folclórica, bem como gêneros como sinfonia, suíte, abertura e peças avulsas.
A Orquestra Jovem de Santa Maria promove cursos de regência, encontros da orquestra e concertos sinfônicos, além de participar de diversos eventos, como concertos didáticos, espetáculos populares, apresentações natalinas com coro e solistas. Já se apresentaram em Cruz Alta, Bento Gonçalves, Doutor Maurício Cardoso, Porto Alegre e Restinga Seca, e participaram de encontros internacionais de orquestras juvenis em Posadas (2005) e Buenos Aires (2006), ambos na Argentina.
Para o maestro Marco Antonio, a Orquestra Jovem tem um papel social junto à comunidade, pois oferece a prática de música na juventude e na infância por meio de um grupo de estudo, trabalho e convivência, além de colaborar para a formação pessoal de seus integrantes.
Os ensaios acontecem segundas e sextas, das 18h30min às 20h45min, na sala da Orquestra, no 2º andar do antigo Hospital Universitário, Rua Floriano Peixoto 1750. É aberto para visitação. Os interessados em ingressar na Orquestra devem comparecer nos ensaios para avaliação.
Aline Wappler – alinewappler@gmail.com
5º semestre/jornalismo
13/5/2008
Edições Anteriores
Confira o Comunidade da edição de 6 de maio
Confira o Comunidade da edição de 29 de abril
|