Da técnica à arte, com Renato Molina Renato Leonardo Molina: radialista e músico.
Foto: Claudia Lawisch
Quem subir ao décimo andar do prédio da Reitoria e entrar nos estúdios da Rádio Universidade, provavelmente encontrará uma figura carismática frente às mesas de som. Trata-se de Renato Leonardo Molina, 49, um dos sonoplastas.
Molina entrou como estagiário da Rádio em 1982 e na mesma época foi efetivado em concurso interno do qual que participou. É produtor musical e a partir de 1989 passou a atuar também como engenheiro de áudio. Diz gostar tanto de rádio pelo imediatismo que proporciona. “As pessoas podem estar ouvindo sem deixar de fazer outras coisas”, afirma.
Mostra prazer em trabalhar na Rádio, diz que o ambiente pessoal é bom, tem grandes amizades e facilidade em lidar com os todos que circulam naquele ambiente. Atribui esta facilidade a outra de suas paixões, a música. “Música é fundamental na minha vida. Sem ela, não sei se teria fluidez de convivência com as pessoas.”
Para tanto, o sonoplasta tem uma banda de tributo aos Beatles, a Band on the Run, que inclusive já recebeu apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria para participar do maior festival Beatle do mundo, em Liverpool, Inglaterra. Só estão esperando a confirmação do festival para buscar mais patrocínio. Deixa claro que a banda faz tributo e não é cover, pois cover deve ser fiel, ter a mesma sonoridade, os mesmo instrumentos, o que não acontece com eles.
Ir para Liverpool com sua banda está entre os próximos objetivos de Molina, para isso estão planejando para o final do ano o espetáculo Concertata, Cantata e Beatles, composto da banda e quinteto de cordas. A banda se apresentará no Theatro Treze de Maio. Além disso, já tenta vender o espetáculo para outras cidades. O repertório foi escolhido pelos integrantes da banda e terá duas horas de duração.
Molina ainda tem por meta montar um estúdio em casa. Já começou, inclusive, as reformas. Contudo, afirma que será em casa, mas nem por isso um estúdio caseiro. “É preciso manter um padrão de qualidade”, argumenta ele.
Um ofício sob várias facetas, que vai da técnica à arte. Assim podemos definir o trabalho de Renato Molina, sonoplasta da Rádio Universidade.
Claudia Lawisch – claudia_lawisch@yahoo.com.br
5°semestre/jornalismo
6/5/2008
Memória
Confira o Ofícios da edição de 29 de abril
|