“Antes que a Natureza Morra”A iniciativa do professor James Pizarro com o programa “Antes que a Natureza Morra”, vinculado por quase três décadas na Rádio Universidade, faz-se ainda mais importante quando se analisa a época de sua origem. Na década de 1960, pouco ou mesmo nada se discutia sobre meio ambiente nos meios de comunicação.
No jornalismo impresso gaúcho, o jornal Correio do Povo foi o primeiro a dedicar espaço à cobertura ambiental. O veículo publicou artigos sobre o assunto em seu Suplemento Rural entre 1957 e 1963. A partir de 1970, outros veículos dedicaram suas páginas também para a temática meio-ambiente, entre eles Zero Hora e Folha da Manhã.
A maior contribuição do “Antes que a Natureza Morra” foi certamente introduzir a discussão ambiental na sociedade santa-mariense. Além disso, a própria nomeação como primeiro programa de educação ecológica da radiofonia brasileira, por parte do Ministério das Telecomunicações da época, destaca o seu pioneirismo nos meios de comunicação do país.
As questões do Meio Ambiente têm sido mais discutidas pela área da comunicação nas últimas décadas. Tanto é verdade que o tema do último Fórum Mundial de Comunicação Social, realizado no mês passado, em Porto Alegre, teve como tema “Ações de Sustentabilidade Ambiental”. Essa maior discussão acerca das questões ambientais deve sim ser atribuída a iniciativas como a do professor Pizarro.
Ocorre que, na maioria das vezes, essa preocupação ou é superficial ou não passa de um pretexto para justificar a vinculação de produtos informativos sensacionalistas e de conotação duvidosa. Inúmeras matérias vão ao ar com imagens distorcidas visando intencionalmente o benefício de multinacionais que patrocinam as empresas de comunicação através de anúncios. E lembrar que há quarenta anos o Pizarro já criticava essas empresas...
Felizmente ainda há pessoas que, como o professor Pizarro, preocupam-se com a discussão das questões ambientais. Pessoas que também receberam muitas críticas e, apesar disso, persistiram na defesa de seus ideais. Cidadãos que, profissionais da comunicação ou de outras áreas, procuram conscientizar o maior número de pessoas a pelo menos refletir sobre as conseqüências de suas atitudes para o futuro do planeta.
Lucas Faustino – lucasfaustino@gmail.com
5° semestre/jornalismo
13/5/2008
Edições Anteriores
Confira o Editorial da edição de 6 de maio
Confira o Editorial da edição de 29 de abril
|