Programa de controle de zoonosesO aumento das ocorrências de ataque de cachorros fez com que a Prefeitura Universitária procurasse o Biotério e o Hospital Veterinário para implantar um centro de zoonoses e controlar a população canina.
O projeto, que ainda não tem nome, deverá ter quatro etapas. Primeiramente, terá uma fase de divulgação, para conscientizar a população do que está acontecendo no campus. Essa fase iniciou com a divulgação no site da UFSM e com uma matéria no jornal A Razão. Pretende-se utilizar também o espaço em outros veículos da UFSM, como a Rádio Universidade.
Em um segundo momento, os cachorros recolhidos e levados para o Biotério, permaneceriam ali entre sete e dez dias. Os animais terão a sua disposição a infra-estrutura do Biotério. A parte clínica (cuidados de saúde e castração) será de responsabilidade do Hospital Veterinário. Nas primeiras 72 horas, os cães estarão à disposição do dono, e depois poderão ser adotados.
Os cães que não forem buscados por seus donos, nem adotados passarão à responsabilidade do Hospital Veterinário e serão utilizados para a pesquisa de alunos do Curso de Medicina Veterinária.
Segundo o diretor do Biotério, Silvandro Antonio Noal, os animais só serão utilizados em práticas nas quais não possam ir a óbito, ou seja, não há necessidade de que eles participem de experiências que causem a morte. O médico veterinário diz, ainda, que os estudantes costumam achar um dono para os cães após a prática.
A quarta etapa será justamente essa: encontrar um novo lar para o cachorro.O proprietário que buscar seu cãozinho deverá se responsabilizar por ele. Estuda-se, também, a possibilidade de criar um sistema de identificação, que poderia ser por uma plaqueta ou uma coleira.
A conscientização sobre os problemas com cães e sobre a guarda responsável é importante não só para o público acadêmico, mas para toda a comunidade santa-mariense. A intenção é diminuir o número de cachorros que são abandonados por seus donos no campus.
Alunos levam cachorros para uma casa em Camobi
Cibelli Fogliato – bibelfog@gmail.com
5º semestre/jornalismo
27/5/2008 Edições Anteriores
Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho
31ª edição da Feira do Livro em Santa Maria
UFSM oferece Ciclo de Cinema Histórico para comunidade santa-mariense
Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho
|