Veja o que dizem estudantes que participaram do encontro: Acadêmicos da UFSM e UNIPAMPA reunidos em São Borja
Foto: Filipe Bordinhão
Filipe Bordinhão é acadêmico de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA e, atualmente, participa de um programa de mobilidade acadêmica na UFSM. Ele permanece dois semestres em Santa Maria e, ao final deste período, retorna para a UNIPAMPA.
Para Filipe, a importância do encontro em São Borja é ainda maior. Ele teve a oportunidade de entrar em contato com os antigos colegas, levar as impressões da UFSM para a UNIPAMPA e retornar ao seu curso original.
O estudante diz que UFSM e UNIPAMPA são duas realidades totalmente diferentes. Enquanto a UFSM possui um curso já consolidado, a UNIPAMPA está apenas começando. Por isso, não é possível fazer comparações entre os cursos, “mas fiquei feliz ao perceber que a UNIPAMPA não fica devendo nada para a UFSM, seja em termos de ensino, professores, é claro que aqui (Santa Maria) há mais oportunidades de estágios, mas a qualidade de produção do curso de São Borja é ótima”, comenta.
Carolina Czari de Aquino, acadêmica do 7° semestre de Publicidade e Propaganda da UFSM, conta que a visita à UNIPAMPA foi importante, principalmente, para instigar uma reflexão por parte dos estudantes de Comunicação da UFSM.
Para a estudante, há um clima perceptível de união entre os acadêmicos do campus de São Borja, um exemplo a ser seguido. Eles enxergam os pontos positivos que um curso novo pode oferecer, e parecem aproveitar a oportunidade para crescer. Diferente do curso de Santa Maria, que, frequentemente, é criticado pelos próprios acadêmicos. Carolina Aquino salienta que o essencial do encontro pode se resumir em uma pergunta para os estudantes de Santa Maria: “O que estamos fazendo para melhorar nosso curso?”.
Carolina ficou impressionada com a excelente qualidade de produção dos alunos da UNIPAMPA. Ela afirma que o encontro também foi importante para quebrar preconceitos, já que os estudantes de lá são desfavorecidos apenas no fato de a cidade não oferecer muitas oportunidades de estágios, especialmente para os alunos de Publicidade, por possuir apenas uma agência. Fora isso, a criatividade e o esforço ficam evidentes nos trabalhos apresentados.
Voltar
Aline Wappler – alinewappler@gmail.com
5º semestre/jornalismo
17/6/2008
Edições Anteriores
Criatividade e diversidade caracterizam as festas dos cursos da UFSM
Histórias de uma parada de ônibus
Prática de pedir carona é rotina para estudantes
De fato, um local de União
A experiência de ser um intercambista
Um final de semana no Campus
|