Educação à Distância já é realidade na UFSM

A aula inaugural do EaD reuniu os alunos dos cursos de Educação à Distância
Foto: Divulgação

O Programa de Educação à Distância (EaD) da UFSM é uma célula no Sistema de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC). Ele oferece cursos de graduação em Pedagogia e Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade e de especialização em Gestão de arquivos, Gestão Educacional e Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação.

O MEC articula as Instituições Federais que trabalham com EaD. No Rio Grande do Sul, a Rede Gaúcha de Educação Superior à Distância (REGESD) também articula estas instituições, marcando reuniões periódicas para trabalhar questões dos cursos e da administração.

A vice-coordenadora do EaD, Roseclea Duarte Medina, conta que a característica atual da Educação à Distância é “utilizar meios informatizados e ambientes virtuais de aprendizagem”, diferente dos primórdios desta educação no Brasil, quando o material era impresso e postado nos correios.

Segundo Roseclea, os ambientes virtuais proporcionam maior interação do aluno com o conteúdo, com o professor e com os tutores. No ensino à distância, as aulas são preparadas pelos professores e adaptadas ao meio virtual. Para isso, eles contam com a ajuda de uma equipe multidisciplinar formada por designers, programadores e revisores de português. Esta equipe ajuda na preparação de páginas HTML, de animações e de projetos gráficos para o conteúdo.

As aulas têm a presença de tutores. Roseclea acredita que a atenção do professor com o aluno na educação à distância é mais forte quando comparada ao ensino presencial, pois o professor entra em contato diariamente com seus alunos.

No EaD, o professor cria fóruns de discussão em que o aluno não pode ter uma participação superficial. Ele tem que estudar para participar do fórum. Roseclea avalia que esse sistema evita que o aluno estude somente nas vésperas das provas.

Os cursos da Educação à Distância possuem Pólos de Apoio Presencial equipados com computadores, bibliotecas e salas de aula. São nesses locais que acontecem os encontros presenciais e as avaliações das turmas. No total, são de 2 a 3 encontros por semestre.

O EaD da UFSM tem 21 pólos (dentro e fora do Rio Grande do Sul) e pretende aumentá-los para 28. Os cursos do EaD têm a mesma duração e critérios de seleção dos cursos presenciais.

No dia 26 de abril, aconteceu a Aula Inaugural do EaD, no Colégio Marista Santa Maria. A aula reuniu alunos dos cursos de Pedagogia e Agricultura Familiar e Sustentabilidade.

De acordo com Roseclea, a principal bandeira do EaD da UFSM é derrubar o preconceito com cursos de Educação à Distância. “Nós estamos pagando um preço por algumas instituições não sérias que começaram a oferecer ensino à distância antes das instituições federais”, comenta.

Roseclea acredita na qualidade dos alunos do EaD, que tiveram um ótimo desempenho nas avaliações do ENADE. “Com a formação destes primeiros profissionais, nós estamos mostrando que é possível, sim, fazer educação à distância de qualidade”, conclui a vice-coordenadora.

Confirmado o vestibular EaD 2008

Natália Flores – nataliflores@gmail.com
5º semestre/jornalismo
3/6/2008


Edições Anteriores

Saiba mais sobre as pesquisas do grupo Mídia, Recepção e Consumo Cultural

Conheça o Design House do Grupo de Microeletrônica da UFSM

Saiba mais sobre o Geodesastres-Sul

Conheça o Projeto de Elaboração dos Planos Diretores da UFSM

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004