Luís Francisco: entre a Biblioteca e o cuidado com os peixes

Fora da Biblioteca, Luís cuida dos peixes.
Foto: Edilce Brum

Luís Francisco da Silva, 46 anos, é recepcionista da Biblioteca Central da UFSM. O seu Luís, como é chamado por todos, é um homem de estatura média, cabelos castanho claro, aparência tranqüila e sempre está pronto a informar e tirar qualquer dúvida dos visitantes da biblioteca.

Entre uma pergunta e outra, ele atende ao telefone, desmagnetiza livros e cumprimenta as pessoas que entram a todo instante no local.

Luís conta que iniciou seu trabalho na UFSM aos 22 anos, após servir o quartel e trabalhar pouco tempo como padeiro. Depois, ele resolveu fazer um concurso público e foi aprovado.

Desde então, Luís trabalha como recepcionista na portaria da Biblioteca diariamente, das 6h da manhã às 13h, há 24 anos.

Além das atribuições de recepcionista, Luís cuida de um aquário em frente à Biblioteca. O mais interessante é que limpar o aquário foi uma iniciativa pessoal, pois comprou alguns equipamentos simples do próprio bolso, como escova e mangueira, para efetuar a limpeza.

Após perceber que aquele local servia apenas de depósito de lixo, resolveu limpar e colocar alguns peixes ornamentais. E assim, há dez anos temos um aquário com carpas, jundiás, carás de rio e tartarugas na nossa Universidade.

Entretanto, este mesmo aquário às vezes sofre agressões de algumas pessoas que insistem em utilizar o local para jogar detritos como garrafas, plásticos e papéis.

Luís colabora também para uma Universidade mais arborizada, pois plantou as amoreiras e pitangueiras em frente à Biblioteca, que hoje estão grandes e fazem sombras.

A vida profissional do entrevistado não se resume apenas à UFSM. Além de ser recepcionista, ele trabalha como protético. Isto mesmo, fazendo próteses dentárias num consultório no centro da cidade. Ainda assim, sobra tempo para trabalhar com fotos e filmagens em eventos. E como ele mesmo diz: “sou multifuncional”.

Em relação aos novos projetos, quando se aposentar, Luís pretende iniciar um curso superior em Biologia ou em alguma área das ciências naturais, já que é um “apaixonado pela natureza”.


Edilce Brum – edilcebrum@yahoo.com.br
7° semestre/jornalismo
20/5/2008

Edições Anteriores

Confira o Ofícios da edição de 13 de maio

Confira o Ofícios da edição de 6 de maio

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004