A Luta Contra o Consumo

“Surplus” é um documentário de 52 min, feito para a televisão pública sueca e que demorou três anos para ser concluído. Sob a direção do cineasta Erik Gandini, foi gravado na Índia, Estados Unidos, Cuba, Hungria, Itália e na própria Suécia, em suporte
digital e película.

O filme apresenta um enfoque crítico ao capitalismo, um modelo de sociedade em que os principais parâmetros são o individualismo, a centralidade da economia e a exclusão social. Neste trabalho, o diretor Erik Gandini desenvolve o tema em profundidade ao expor os efeitos ambientais, econômicos e sociais causados pela cultura do consumo.

É explorado o efeito de videoclipe, com o uso intenso de música e imagens fortes em uma montagem caracterizada pela velocidade. O humor garante ao documentário a identificação do público com a obra ao mostrar as contradições do capitalismo num tom irônico.

“Surplus” desperta para a luta contra uma cultura de consumo e de violência que usa as mesmas armas do oponente para tentar vencê-la: os efeitos de imagens e de sons da cultura midiática, a base desta sociedade consumista. Há um antagonismo crítico que incentiva o espectador a enfrentar os excessos da atual produção de massa e do consumo. Contudo, o documentário exagera em algumas entrevistas, como nas de Fidel Castro e de Silvio Berlusconi.

No Brasil, o filme foi escolhido pelo júri do VI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) como a melhor obra do Festival, ganhadora do Grande Prêmio Cora Coralina.

Edilce Brum – edilcebrum@yahoo.com.br
7º semestre/jornalismo
13/5/2008

Edições Anteriores

Confira o Eu Recomendo da edição de 6 de maio

Confira o Eu Recomendo da edição de 29 de abril

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004