Monstros: a dor e a alegria de um são a dor e a alegria de todos Monstros é um filme de 1932 do diretor Tod Browning sobre artistas de circo com deformidades congênitas. O filme é um marco na história dos filmes de terror devido ao seu elenco, constituído por verdadeiras ‘aberrações’ (tradução literal do título original, ‘Freaks’) utilizadas em circos americanos.
O filme inicia com um texto que previne o espectador sobre o que ele está prestes a ver: uma atração altamente incomum. A história é a seguinte: Cleópatra (Olga Baclanova), uma bela trapezista, seduz o anão Hans (Harry Earles) para ganhar presentes. Ao saber que Hans herdou uma fortuna, Cleópatra finge amá-lo e casa-se com ele. Mas tudo não passa de um plano: ela pretende envenená-lo aos poucos para ficar com o dinheiro e depois casar-se com seu amante Hércules (Henry Victor), o domador cubano.
No casamento, os ‘monstros’ aceitam a noiva ‘normal’ em seu círculo através de um ritual, que consiste em passar uma taça de champanhe da qual todos têm de beber ao som do brado: “Uma de nós! Nós a aceitamos como uma de nós”. A noiva, sob o efeito do álcool, não consegue fingir e reage gritando todo o nojo que sente daquelas ‘aberrações’.
Frente a isso, os ‘monstros’ começam a suspeitar das intenções casamenteiras de Cleópatra. Quando Hans começa a mostrar sintomas de envenenamento, eles passam a vigiar os vagões de Cleópatra e de Hércules. Assim descobrem seus planos e preparam uma vingança brutal, executada durante uma noite de tempestade.
Exceto pela cena final, Tod Browning retratou os ‘monstros’ de uma maneira a fazer com que o espectador reavalie seus conceitos do que é de fato normal. Na maior parte do filme eles são mostrados como seres humanos vivendo suas rotinas diárias. Em momento algum eles são vistos fazendo suas performances no palco.
Monstros é fascinante por diferentes motivos: pelo apelo da visão do grotesco, por mostrar os bastidores do cotidiano de um circo da época e pelas interações sociais de personagens tão singulares. Entretanto, dentre todas as deformidades mostradas na tela, o filme torna evidente quem são as verdadeiras ‘aberrações’ e lembra que a bondade e a lealdade serão sempre mais valiosas do que meros traços de beleza física.
O filme abrange todo o espectro do horror, de filme de arte e de documentário. Foi incompreendido no seu lançamento, o que comprometeu a carreira do diretor Tod Browning (também diretor do primeiro Drácula do cinema, em 1931). Inclusive os atores inicialmente previstos para atuar como Cleópatra, Vênus e Hércules desistiram logo após ler o roteiro. Apesar de ser considerado do gênero terror, ele não é explícito e só se torna evidente na última cena, ao contrário do drama, que permeia a história do início ao fim.
Titulo original: Freaks
País de origem: EUA
Gênero: Terror
Cor: Preto e branco
Tempo de duração: 74 minutos
Ano de produção: 1932
Direção, roteiro e fotografia: Tod Browning/Mahatma Kane Jeeves/Milton Krasner
Estúdio/ Distrib: MGM
Conheça alguns freaks da atualidade e a escola de sideshows (em inglês)
No site http://phreeque.tripod.com/ (em inglês), encontra-se a história de vida dos atores do filme e de muitos outros freaks da época.
Conheça o elenco do filme
Sideshows
Karina Aurora Dacol – karinaurora@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
3/6/2008
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