Produção científica e projetos Entre os planos para o futuro, Léo pretende se dedicar ainda mais à pesquisa e produção científica. Ela já fez especialização em Pesquisa pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Mestrado em Educação pela UFSM. A dissertação do mestrado deu origem ao livro “Classe Hospitalar: Caminhos Pedagógicos Entre Saúde e Educação”, escrito em parceria com a professora Soraia Napoleão Freitas e lançado em 2005 pela Editora UFSM.
Léo também escreveu um capítulo para a obra “Tendências Contemporâneas da Inclusão” (Editora UFSM, 2008), organizada pela professora Soraia. Na pesquisa realizada na Classe Hospitalar, Léo avalia a inclusão na escola do ponto de vista da criança.
Em julho deste ano, Léo participará do lançamento da coleção pedagógica baseada nas oficinas desenvolvidas na Classe Hospitalar. Serão cinco volumes: “Classe Hospitalar: Saberes e Prazeres na Alfabetização”, “Classe Hospitalar: Saberes e Prazeres no Ateliê Cientista Mirim”, “Classe Hospitalar: Saberes e Prazeres no Ensino do Espanhol”, “Classe Hospitalar: Saberes e Prazeres na Educação Alimentar” e “Classe Hospitalar: Saberes e Prazeres na Hora do Conto”. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente nos hospitais da rede pública federal. A coleção é inédita e pretende fomentar discussões sobre as Classes Hospitalares.
Além da produção científica, Léo desenvolve diferentes oficinas e projetos com os alunos da Classe Hospitalar. Em 2007, ela organizou uma visita aos pontos turísticos de Santa Maria para os pacientes, já que a maioria deles é de fora da cidade. O tour teve apoio da professora de Geografia da UNIFRA, Ail Conceição Meireles Ortiz, que também atuou como guia.
No início deste ano, Léo propôs aos alunos da oficina de Produção Textual que escrevessem cartas para os jogadores dos times gaúchos Grêmio e Internacional. Em resposta, representantes do Consulado do Grêmio da cidade de Santa Maria visitaram a Classe Hospitalar em maio. O Cônsul, Fernando Zamberlan, e quatro Cônsules adjuntos presentearam as crianças com brinquedos, pirulitos, bandeiras e camisetas do time.
Voltar
Maíra Bianchini – mairabianchini@gmail.com
5º semestre/jornalismo
17/6/2008
Edições Anteriores
Motorista Sérgio Rocha: milhares de quilômetros e muitas histórias
Dona Estela, a vovó talento
Quando o trabalho incomum se torna um hábito
Luís Francisco: entre a Biblioteca e o cuidado com os peixes
Vanderlei, para além das mãos
Da técnica à arte, com Renato Molina
|