Produção de carne bovina é fonte para pesquisas na UFSM  Professor Brondani, Magali, Luiz Ângelo e professor Dari na fazenda com o rebanho bovino
Foto: Hilberto Prochnow Filho
O Laboratório de Bovinocultura de Corte (LBC) do Departamento de Zootecnia da UFSM está com vários projetos de pesquisas em andamento. Todos eles são embasados em um projeto iniciado em 1984 sobre cruzamento entre bovinos das raças Charolês e Nelore.
As atividades do LBC acontecem na fazenda experimental, na “Área Nova”, com 600 hectares, localizada no campus da UFSM. Seus principais objetivos são descobrir técnicas de aumento de produtividade e qualidade da carne bovina e formas de reduzir custos de produção. Depois, esse conhecimento é repassado aos pecuaristas interessados.
Conforme o coordenador do Laboratório, professor do curso de Zootecnia da UFSM, Ivan Luiz Brondani, “a equipe que trabalha no Laboratório de Bovinocultura de Corte é grande e bem estruturada, que é a coisa mais importante”.
Os pesquisadores fazem avaliações da carcaça, da qualidade da carne e da cobertura de gordura dos bovinos em confinamento ou soltos em pastagens; monitoram o manejo e a alimentação utilizada; estudam a preparação de pastagens para o inverno e da silagem com milho e sorgo para o confinamento; acompanham o desenvolvimento de terneiros e a engorda de vacas que já deram cria - as chamadas vacas de descarte.
O Laboratório também desenvolve estudos voltados ao esclarecimento da população sobre os aspectos nutricionais da carne bovina. Há também estudos sobre a composição da gordura presente neste tipo de carne.
O professor Ivan Brondani salienta que a UFSM é referência para todo o país em termos de pesquisas nessa área. Na fazenda experimental, existe um laboratório para o manuseio e avaliações da qualidade da carne, equipado com freezers, geladeira, serra para corte, fornos microondas, aparelhos para medir a maciez da carne, entre outros.
A equipe tem uma grande produção científica. Publica livros e realiza muitos eventos de extensão, como simpósios que abordam a criação de bovinos relacionada com o meio ambiente e com a saúde humana.
Também é possível receber por e-mail um informativo produzido pelo professor Brondani. Nele constam informações sobre as atividades desenvolvidas no Laboratório e sobre técnicas de produção, explicadas através de pequenos textos e de fotos. Os interessados em receber o informativo devem fazer a solicitação para o e-mail do professor: ivanbrondani3@gmail.com
A equipe e a atuação no Laboratório de Bovinocultura de Corte
Hilberto Prochnow Filho – hilprochnowf@gmail.com
5° semestre/jornalismo
17/6/2008
Edições Anteriores
Projetos aliam geração de conhecimento e responsabilidade ambiental
Conheça o funcionamento da Educação à Distância da UFSM
Saiba mais sobre as pesquisas do grupo Mídia, Recepção e Consumo Cultural
Conheça o Design House do Grupo de Microeletrônica da UFSM
Saiba mais sobre o Geodesastres-Sul
Conheça o Projeto de Elaboração dos Planos Diretores da UFSM
|