Educação à distância: desafio e comprometimentoA Educação sempre foi um dos temas mais polêmicos do país. Desde o Período Colonial, o Brasil enfrentou problemas com um sistema educacional ineficiente.
Uma das ações do Governo Federal para melhorar os índices de educação foi o aprimoramento da Educação à Distância, agora potencializada pelas Novas Tecnologias da Comunicação. O método, porém, sofre com a falta de credibilidade.
É evidente que nem todos os cursos se adaptariam ao sistema. No entanto isso não impede que muitos profissionais, de diversas carreiras, tenham uma boa formação através do ensino à distância.
Vivemos um momento em que a formação profissional é algo a ser buscado constantemente. Seria difícil imaginar que as pessoas pudessem trabalhar e estudar pelo método tradicional, já que ele exige tempo. Além disso, os cursos de Ensino Superior se encontram, em sua maioria, em cidades-pólos, o que obriga os estudantes a saírem de suas cidades.
Outra questão relevante é a relação aluno-professor. O comprometimento do aluno com o ensino é fundamental para o aprendizado, mas o papel do professor também é importante. Um professor presente não significa, necessariamente, um professor atuante. É possível, sim, um comprometimento tão ou mais forte entre aluno e professor no modelo digital quanto no tradicional. Isso vai depender do engajamento de ambos com o aprendizado.
A Educação à Distância pode servir não só para aumentar a qualificação profissional, mas também para discutir o atual modelo utilizado nas universidades brasileiras.
Cibelli Fogliato – bibelfog@gmail.com
5° semestre/jornalismo
3/6/2008 Edições Anteriores
Responsabilidade da universidade pública
Desmistificando o Plano Diretor
“Antes que a Natureza Morra”
A inclusão como fator de desenvolvimento
Desmistificando o Plano Diretor
|