Rótulos: salve-se quem puder

Rivalidade entre os cursos é evidenciada pelos estereótipos
Foto: Karina Dacol

A imagem. Esse é o primeiro parâmetro para julgar, mesmo que inconscientemente, uma pessoa desconhecida. É o que salta aos olhos. Nessa situação, ninguém vê a personalidade e o caráter, que se evidenciam apenas em contatos mais profundos. Concluir por meio da aparência que uma pessoa é simpática, autêntica, ‘com’ ou ‘sem’ personalidade parece impossível. Pessoas são muito mais complexas e não podem ser resumidas apenas por adotar um jeito de vestir-se ou ser.

Toda loira é burra. Toda ‘paty’ é superficial. Todo roqueiro é drogado. Todo cientista é louco. Todo rico é metido. Todo pobre é ignorante. Todo homem que se cuida é gay. Esses são apenas alguns rótulos determinados socialmente que, normalmente, generalizam a condição de um pequeno grupo dentro do todo.

Aqui na UFSM não é diferente. As pessoas de determinado curso ou centro são comumente estereotipadas. Como os alunos da UFSM vêem uns aos outros com base nos centros onde estão seus cursos?

Os depoimentos foram ouvidos de alunos de todos os oito centros da Universidade. O que se pediu aos entrevistados foi a maneira como eles vêem as pessoas dos diferentes centros, independente do convívio e da verdade, já que o que se queria era o estereótipo de fato. O estudante de dois cursos - um do CT e outro do CCSH – Samuel Pelisser diz que, “querendo ou não, são rótulos que são dados baseados só na imagem, mas que não devem servir de parâmetro para o que a pessoa é”. Essa idéia é compartilhada por todos.

Centro de Tecnologia

Centro de Artes e Letras

Centro de Ciências Rurais

Centro de Educação Física e Desportos

Centro de Ciências Naturais e Exatas

Centro de Educação

Centro de Ciências Sociais e Humanas

Centro de Ciências da Saúde


Karina Dacol – karinaurora@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
1/7/2008




Edições Anteriores

Como os acadêmicos enfrentam o frio

Estudantes da UFSM e da UNIPAMPA trocam experiências

Criatividade e diversidade caracterizam as festas dos cursos da UFSM

Histórias de uma parada de ônibus

Prática de pedir carona é rotina para estudantes

De fato, um local de União

A experiência de ser um intercambista

Um final de semana no Campus

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004