Como obter o Serviço de Assistência Jurídica

O Processo de triagem inicia com a identificação do tipo de atendimento. A seguir agenda-se uma entrevista com a assistente social, nas segundas e sextas-feiras. Para isso, existe uma fila de espera, onde as pessoas aguardam a abertura de vagas, que ocorre geralmente no início do semestre.


Nesse processo, um acadêmico de psicologia e um de direito acompanham a avaliação feita pela assistente social antes de se iniciar a ação judicial, evitando com isso um acúmulo de ações.


Os estágios dos alunos são realizados em dez salas de atendimento, nos turnos da manhã e da noite, diversificando os casos para que cada estudante tenha contato com todos os tipos de processos. A realização do trabalho é sempre orientada pelas professoras responsáveis Maria Ester Bopp e Bernadete dos Santos.


São realizados cerca de cem atendimentos semanais em diversas áreas: usucapião, troca de nome, adoção, alvarás, revisão de juros, contratos, paternidade, separação, divórcio, sendo esses dois últimos os mais procurados. No Núcleo de Assistência Jurídica não são atendidos casos nas áreas trabalhista e criminal.

Nova Lei agiliza Serviços Jurídicos Básicos

Expediente da Assistência Judiciária Gratuita

Edilce Brum - edilcebrum@yahoo.com.br
7° semestre/jornalismo
27/5/2008


Edições Anteriores

Saiba mais sobre as atividades da Orquestra Jovem de Santa Maria

Conheça o projeto do CEFD de inclusão social através da dança

Conheça o programa “Amigos do carroceiro", desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004