Internet na UFSMA internet no Campus é de responsabilidade do Centro de Processamento de Dados. O link, fornecido por um centro em Porto Alegre, é de 150 megabytes, que representa 40% a mais do que o necessário. Mesmo assim, a internet na casa do estudante é apenas projeto.
Atualmente, na UFSM há cerca de 6300 computadores com internet. No entanto, menos de 10% deles estão disponíveis aos alunos. Na Casa do Estudante do campus moram cerca de 1,5 mil alunos e a estrutura da casa não oferece acesso à rede mundial de computadores. Já há, inclusive, um laboratório montado, mas não há ninguém para cuidar.
Assim, a única alternativa para a maioria deles é o Labinfo do Campus e seus 25 computadores. Na noite de ontem (30 de junho), os computadores, novamente, desligaram e os estagiários tentaram, sem sucesso, ligar novamente.
Além de todos os problemas já citados, com freqüência os disjuntores de luz são desligados, seja por alguém da limpeza ou outro aluno. Não há nenhum aviso de advertência junto ao disjuntor. Segundo o Diretor da Divisão de Redes do Centro de Processamento de Dados, Jairo Bolzan, muitas vezes a tomada é retirada para ligar outro aparelho ou, ainda, fica em salas que não é possível ter acesso, a menos que um responsável pelo local esteja presente.
O coordenador do Laboratório, representante da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Carlos Marcelino Cabral, foi procurado, mas em nenhuma das vezes estava no Laboratório. O número de celular fornecido estava desligado.
Voltar
Géssica Valentini - gessicavalentini@yahoo.com.br
7º semestre/jornalismo
17/6/2008
Edições Anteriores
Resto Zero só sem “Carne de Panela”
Está aberto o período eleitoral na UFSM
Resíduos especiais agora têm destinação adequada na UFSM
Equipes do Núcleo Universitário de Esportes estão abertas aos alunos da UFSM
Universidade retoma discussão sobre cachorros no campus
Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho
31ª edição da Feira do Livro em Santa Maria
UFSM oferece Ciclo de Cinema Histórico para comunidade santa-mariense
Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho
|