UFSM oferece Ciclo de Cinema Histórico para comunidade santa-mariense

Ciclo de Cinema Histórico já está na XVI edição.
Foto: Maíra Bianchini

A UFSM, o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) e o Curso de História da UFSM oferecem o XVI Ciclo de Cinema Histórico: 40 Anos de Sonhos e Barricadas. Nesta edição, o evento faz uma homenagem ao Maio de 1968 e aos ideais de liberdade desta geração com 11 longas de diferentes épocas.

O Ciclo iniciou no dia 22 de abril e cinco filmes já foram exibidos, entre eles, “A Insustentável Leveza do Ser”, de Philip Kaufman, e “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. As seis sessões restantes acontecerão do dia 6 ao dia 16 de maio, no auditório do CCSH.

A coordenação geral do XVI Ciclo de Cinema Histórico é do professor Diorge Konrad, e a organização geral é de Alexandre Maccari e Camila dos Santos. Quem já está participando do ciclo poderá ganhar o certificado de 40 horas de Atividades Complementares de Graduação (ACG), desde que assista a pelo menos sete filmes.

Os ciclos de discussão sobre o relacionamento do cinema com a história surgiram em 2004, quando Alexandre Maccari, apaixonado por cinema e, na época, acadêmico do curso de História, resolveu criar uma mostra cinematográfica para seus colegas.

Com o apoio do professor Diorge Konrad, do CCSH e do diretor deste centro, professor Rogério Koff, o projeto cresceu e, quatro anos depois, o Ciclo de Cinema Histórico tornou-se referência cultural na Universidade. Para Camila, a presença dos comentaristas e os debates são o diferencial do evento. Alexandre também destaca a descontração e a comicidade como pontos positivos.

O projeto já rendeu dois livros para a Coleção Ciclos de Cinema Histórico, chamados “Uma História a Cada Filme – Volumes 1 e 2”. O segundo volume será relançado na Feira do Livro de Santa Maria, no dia 15 de maio.

Alexandre e Camila confirmaram mais quatro ciclos para 2008. O XVII, “Para Ver e Viver o Amor”, iniciará no dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Segundo os organizadores, o objetivo será mostrar diferentes tipos de amor. O ciclo contará com 15 obras, entre elas, “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin, e “A Rosa Púrpura do Cairo”, de Woody Allen.

Os outros ciclos serão chamados “A Biografia Como Ela É”, “Por Caminhos Incertos” – que tratará os deslocamentos humanos – e “Excluídos do Ocidente” – com obras lançadas exclusivamente na Ásia e na África. Eles estão programados para setembro, outubro e novembro, respectivamente.

Os Ciclos de Cinema Histórico são gratuitos e abertos para toda comunidade santa-mariense. Mais informações com o CCSH, o MILA, e com Alexandre Maccari (alexandre.scorcese@gmail.com) e Camila dos Santos (mitanoula@yahoo.com.br).

Maíra Bianchini - mairabianchini@gmail.com
5º semestre/jornalismo
6/5/2008


Memória

Confira o Panorama da edição de 29 de abril

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004