Comentários da contracapa da 6ª edição, de 1979“AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA propõe um rigoroso inventário da história de um continente que deu ouro e prata, açúcar e diamantes, café, minerais estratégicos e vidas humanas aos colonizadores de plantão, recebendo em troca pouco mais que um subdesenvolvimento crônico e controlado” (Jorge Escosteguy – Veja).
“Quase perfeito: substituindo linguagem novelesca por linguagem jornalística, seu depoimento torna-se irretocável. Como um repórter, percorre todo o continente, do descobrimento aos nossos dias (ou noites), do extermínio de antigas civilizações indígenas à atual desolação de nossas maiorias”. (Joseli Ernesto Cescham – O Globo).
“O escritor e jornalista Eduardo Galeano, uruguaio, até há pouco tempo diretor da extinta revista Crisis em Buenos Aires, escreveu um livro que relata os quase 500 anos de exploração econômica e miséria social na América Latina” (D. P. J. – Folha de Londrina).
“O livro de Eduardo Galeano é ao mesmo tempo científico, jornalístico e didático, capaz de estabelecer profundas conexões de tempo e de espaço, unindo África, Brasil, Europa e Caribe numa mesma tonalidade que vai do século XVI até os dias de hoje” (Luciano Ramos – Folhetim).
“É oportuno ler uma história da América Latina que é, ao mesmo tempo, fatual, teoricamente sólida e de leitura fácil. O livro realiza uma excelente tarefa ao detalhar a história paradoxal da América Latina” (Peter Roman - Science & Society Magazine, USA).
“Pergunto-me, com AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA nas mãos, de onde se irradia sua fascinação. É, a um só tempo, um e vários livros: história do saque continental desde os tempos das caravelas até os aviões a jato, o livro constitui síntese de economia política e manual de desditas” (Hugo Neira – Expresso, Lima, Peru).
“O livro de Galeano é absolutamente imprescindível para todos interessados na América Latina” (Deutsche Bolkszeitung, da antiga Alemanha Federal).
Voltar
Jorge Robespierre Tomás Japur – jorgejapur@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
24/6/2008 Edições Anteriores
Percursos e Percalços da Fama
Fulgor e Morte de Joaquin Murieta
Monstros: a dor e a alegria de um são a dor e a alegria de todos
O fenômeno In Rainbows, do Radiohead, na Internet
"Nascidos em Bordéis" : emocionante e surpreendente
Conheça a obra "Surplus"
"Diretas Já!" : O humor na luta pela Democracia
Saiba mais sobre o filme "A Queda! - As Últimas Horas de Hitler"
|