Centro de Ciências Rurais

O Centro de Ciências Rurais é associado ao tradicionalismo por todos os demais centros. Para Lucas Silveira (CCR), “o pessoal é animado, gosta de beber e fazer festa. A maioria curte musica nativista. Dá para dividir o pessoal em ‘urbaninhos’ e ‘gauchinhos’”. Samuel Pelisser (CT e CCSH) os vê como “os caras que gostam de tchê music”.

Para Denise Silva (CCNE) e Fabio da Silva (CCNE), a imagem que o pessoal do CCR passa é a de festeiros. “Gostam muito de fazer festa, ‘Batataço’, churrasco. São as pessoas que mais divulgam a cultura do estado, por muitas vezes estarem vestindo bombachas, botas, chapéu”, diz Fábio.

Em relação aos churrascos e festas promovidas pelos alunos do CCR, L. M. (CT) diz que “ter carro é essencial. Se for uma Saveiro, melhor. Se for uma camioneta, é o auge. Fazem carreata para divulgar umas quatro festas por mês para arrancar dinheiro dos bocós. Beber e fazer churrasco são as atividades principais dos cursos”. A. C. (CE) acrescenta: “incomodam todo o mundo, todo o ano, com esses churrascos xaropes, sem graça, para tocar a bandinha e promover o tio, a avó que tem uma agropecuária sei lá onde”.

R. T. (CAL) descreve como ele vê o pessoal do centro: “eles têm o negócio do tradicionalismo gaúcho misturado com os figurinos das novelas da Globo. Eles usam bombachas, alpargatas, gostam de tomar chimarrão, mas dançam Piriguete, usam gelzinho. Não buscam coisas novas por eles mesmos. Esperam alguém mostrar para eles, ou verem na TV. Na Malhação, talvez”.

O acadêmico do CT L. M. e o aluno do CE A.C. também falam sobre como os alunos do CCR se vestem: “os que não vivem de bota, bombachas e camisa pólo de cavalo crioulo, andam com tênis, calça e camiseta que valem mais do que todo o meu guarda-roupa As poucas gurias parecem com guris, andam de bombachas e alpargata.”, diz L. M.. Para A. C., “a vestimenta deles é clássica: calça jeans e abrigo do curso com um sapato que não tem nada a ver com a calça nem com o estilo que eles estão vestindo”.


Centro de Educação Física e Desportos


Centro de Ciências Naturais e Exatas


Centro de Educação

Centro de Ciências Sociais e Humanas

Centro de Ciências da Saúde

Voltar

Karina Dacol – karinaurora@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
1/7/2008




Edições Anteriores

Como os acadêmicos enfrentam o frio

Estudantes da UFSM e da UNIPAMPA trocam experiências

Criatividade e diversidade caracterizam as festas dos cursos da UFSM

Histórias de uma parada de ônibus

Prática de pedir carona é rotina para estudantes

De fato, um local de União

A experiência de ser um intercambista

Um final de semana no Campus

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004