O programa ambiental “Antes que a Natureza Morra”

Por 26 anos, James Pizarro produziu e apresentou o programa “Antes que a Natureza Morra”, que ia ao ar pela Rádio Universidade aos sábados de manhã. Pizarro conta que “o programa foi premiado nacionalmente pela Fundação Roquete Pinto e nomeado pelo Ministério das Telecomunicações da época e pela Secretaria Especial do meio Ambiente como o primeiro programa de educação ecológica da radiofonia brasileira”.

O programa surgiu porque o professor acreditava que deveria “deselitizar” o conteúdo ecológico de suas aulas e socializar estes conhecimentos para toda a população. Pizarro conta que “não raro, as fitas do programa eram pedidas pelo então existente ‘Serviço de Segurança’ da UFSM, pois criticava abertamente o mundo capitalista, as multinacionais, os agrotóxicos... E isso, numa época pós-revolução de março de 1964, era tido pelos seguidores da revolução como coisa de subversivo e comunista, coisa que nunca fui”.

O programa abordava temas como chuva ácida, degelo das calotas polares, efeito estufa, desertificação, agrotóxicos e poluição nucelar. Coisas que, segundo Pizarro, “causavam risos na cidade, acusações pejorativas de muitos colegas de docência da UFSM, que me acusavam de ser um mero locutor e de não fazer pesquisa cientifica (...) Todas as coisas que serviram de zombaria contra mim, quatro décadas depois estão ocorrendo agora e causando medo à população mundial”.

Projetos atuais do professor

Vanessa Beltrame – vanessa_beltrame@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
13/5/2008

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004