Está aberto o período eleitoral na UFSM

Chapas devem se inscrever dia 24 na sede do DCE.
Foto: Claudia Lawisch

A alguns dias de mais uma eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), já são perceptíveis algumas movimentações. As posições quanto a assuntos políticos surgem mais fortes, bem como mobilizações para uma maior notoriedade perante os estudantes.

Como órgão máximo de representação estudantil da UFSM, o DCE realiza eleições anualmente. Este ano ela acontece em 10 de julho, quando os estudantes regularmente matriculados em curso de graduação, pós-graduação, Colégio Técnico Industrial ou Colégio Politécnico terão direito de ir às urnas distribuídas pelos Centros da Universidade para ajudar a eleger a chapa que lhe parecer merecedora do cargo.

As inscrições das chapas que desejam concorrer serão aceitas em um único dia: 24 de junho, na sede do Diretório. Para concorrer, cada chapa deve ter no mínimo 38 estudantes e no máximo 80.

Todas essas decisões, assim como outras considerações sobre o assunto, foram tomadas no último dia 11 de junho, quando houve a reunião do Conselho de Diretórios Acadêmicos e foi instituído o Regimento Eleitoral para as eleições 2008. Na mesma oportunidade foi formada a Comissão Eleitoral, com cinco integrantes, sendo quatro eleitos pelo Conselho e um indicado pelo Diretório Central.

Membro da Comissão Eleitoral, o estudante de Agronomia Alex Menguel acha bastante importante a divulgação dos processos eleitorais para conscientizar os eleitores. Ele acredita que o percentual de participação dos estudantes na política se deve a um contexto histórico. “Anos atrás havia maior participação dos estudantes devido ao momento político do país. Tudo depende muito da fase que estamos passando.”

Outra participante da Comissão, Marilse Losekann, acadêmica da Geografia, concorda com Alex no que diz respeito ao envolvimento dos estudantes. “Se for pensar no número de integrantes por chapa parece muito, mas comparado com o número de alunos da UFSM, a participação ainda é pequena. Temos espaço para mais gente se envolver. Que mais estudantes participem, se não for integrando alguma chapa, ao menos com o voto.“

A campanha eleitoral começa dia 26 de junho e vai até o dia 9 de julho. Durante esse período, “as chapas estarão passando nas salas e fazendo panfletagem na frente do RU”, avisa Alex. Resta aguardar os concorrentes para a análise de cada proposta. A data marcada para a divulgação dos resultados é 15 de julho e para a posse da chapa vencedora, 18 de agosto de 2008.

Claudia Lawisch – claudia_lawisch@yahoo.com.br
5º semestre/jornalismo
17/6/2008


Edições Anteriores

Resíduos especiais agora têm destinação adequada na UFSM

Equipes do Núcleo Universitário de Esportes estão abertas aos alunos da UFSM

Universidade retoma discussão sobre cachorros no campus

Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho

31ª edição da Feira do Livro em Santa Maria

UFSM oferece Ciclo de Cinema Histórico para comunidade santa-mariense

Empresas Juniores Proporcionam Práticas no Mercado de Trabalho

Laboratório de Jornalismo Digital III
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004