UNI produz laticínios com qualidade profissional  Quiosque da UNI: um dos pontos de venda dos produtos no campus da UFSM.
Foto: Piero Pedrazza
A Usina Escola de Laticínios (UNI) é o resultado de uma parceria entre a UFSM e a Cooperativa de Produtores de Leite LTDA (COOPROL). A marca UNI de leite e derivados já é bem conhecida pela comunidade santa-mariense e seus produtos são comercializados em 17 pontos de venda distribuídos por toda a cidade, além de mercados conveniados.
Um dos atrativos dos produtos da UNI é a grande variedade. Somente de iogurte, são sete sabores: morango, ameixa, coco, abacaxi, pêssego, mel e natural. Outro destaque é o fato de disponibilizar metade da sua produção para venda de produtos dentro da UFSM.
A aluna de Pedagogia da UFSM, Josiane da Silva, e a pedagoga graduada pela UFSM, Fabiana Frese, ressaltam a boa qualidade dos produtos e o gosto, segundo elas, melhor do que o das marcas encontradas nos mercados de Santa Maria. Mesmo assim, o principal motivo que leva a comunidade a consumir a marca UNI é o preço baixo, que chega a ser menos da metade do valor de um produto de marca conhecida.
Todos esses benefícios são alcançados através do esforço conjunto da COOPROL, principal cooperativa de leiteiros de Santa Maria, e da UFSM, que combinam matéria prima, baixo custo de produção e conhecimento de alunos e professores da universidade.
O convênio entre a UFSM e a COOPROL termina em 20 de agosto deste ano, mas já estão sendo realizadas reuniões para a tentativa de estendê-lo. A COOPROL foi criada após a privatização da CORLAC em 1993 é constituída de 120 produtores de leite de Santa Maria.
Segundo a professora Roseane Maria Coradini Noal, que trabalha e dá aulas na Usina, são dez estágios oferecidos para a UFSM e varias outras faculdades do estado como: UERGS, UNISC e UNIFRA. Roseane ainda torce pela criação do curso de Tecnologia em Agroindústria que, se confirmado, trará recursos para a construção de novas salas de aula no prédio, e também para a reforma do anfiteatro.
Piero Pedrazza – piero@itake.net.br
5° semestre/jornalismo
3/6/2008
Edições Anteriores
Assistência judiciária gratuita beneficia acadêmicos e comunidade
Saiba mais sobre as atividades do Coral da UFSM
Orquestra Jovem de Santa Maria mobiliza comunidade
Projeto CEFD promove inclusão social por meio da dança
Curso de Medicina Veterinária auxilia carroceiros de Santa Maria
|