Editor
José Newton Cardoso Marchiori
Editor Executivo
Anabela Silveira de Oliveira
Conselho Editorial
José Newton Cardoso Marchiori, Leonardo Paz Deble, Anabela Silveira de Oliveira, Miguel Antão Durlo, Delmar Antonio Bressan.
Conselho Consultivo
Alvaro Mones, Eduardo Alonso Paz, Emilio A. Ulibarri, Graciela I. Bolzon de Muniz, Maria Salete Marchioretto.
Análise e revisão de textos
José Newton Cardoso Marchiori, Leonardo Paz Deble, Anabela Silveira de Oliveira.
Ilustrações
Leonardo Paz Deble
Aquisição de exemplares
1. Os interessados deverão mandar e-mail a balduinia@mail.ufsm.br pedindo os números de interesse. No link números há o valor especificado de cada fascículo. O pagamento deverá ser feito mediante depósito bancário. O valor para a aquisição da coleção completa (n. 1 ao 7) é de R$ 120,00 (Brasil) e 50,00 $ (exterior).
Normas gerais para publicação
1. A Revista Balduinia publica em Português, Espanhol e Inglês, artigos originais nas áreas de Taxonomia Vegetal, Florística, Anatomia Vegetal e outros temas relacionados às plantas vasculares.
2. Os artigos devem ser concisos, em três vias impressas e uma gravada em compact disc ou disquete, seqüencialmente numeradas, incluindo ilustrações e tabelas. Os artigos serão avaliados por uma comissão, sendo os autores comunicados posteriormente da aceitação (ou não) do mesmo com vistas à publicação na revista.
3. O tamanho da folha é 19 x 25 cm, com todas as margens ajustadas em 2 cm (a entrega das vias pode ser impressa em tamanho A4).
4. O Título, Resumo, Abstract e Chaves Dicotômicas são formatados em uma única coluna.
5. O restante do texto é composto de duas colunas, de 7,5 cm com espaçamento entre elas de 0,5 cm.
6. Para o texto usar Times New Roman, tamanho 11, espaço entre linhas simples. Para o nome dos autores, Resumo e Abstract, usar Times New Roman, tamanho 10. Para citações de publicações, legendas de figuras ou tabelas, sinonímias, lista de material examinados, notas de rodapé, diagnoses latinas, chaves dicotômicas e bibliografia usar Times New Roman, tamanho 9.
7. O título deverá ser escrito em caixa alta, negrito e centralizado.
8. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser escrito(s) por completo, em caixa alta, centralizado, com números sobrescritos que indicarão, em rodapé, a filiação Institucional e/ou fonte financiadora e e-mail. 9. As subdivisões do trabalho (Resumo, Abstract, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussões, Conclusões, Agradecimentos e Bibliografia) deverão ser escritas em caixa alta e alinhadas a esquerda.
10. Deverá ser obedecido o recuo de 0,5 cm na primeira linha de cada parágrafo.
11. A estrutura do trabalho deve seguir, sempre que possível, a seguinte seqüência:
Resumo (Resumen): Texto escrito em português ou espanhol, sem referências bibliográficas, em um único parágrafo. No final do resumo devem ser colocadas as “Palavras-chave”.
Abstract: Texto escrito em inglês, sem referências bibliográficas, em um único parágrafo. No final do abstract devem ser colocadas as “Key words”.
Introdução: Deve conter uma visão clara e concisa do assunto a ser tratado, incluindo a revisão bibliográfica.
Material e Métodos: Opcional, em trabalhos de Taxonomia, o material e métodos pode ser inserido como um parágrafo ao final da Introdução, citando-se apenas as siglas dos Herbários revisados, por exemplo. Deve conter descrições breves, explicando como foi realizado o trabalho
Resultados e Discussões: Opcional, em trabalhos de Taxonomia, os Resultados são as descrições das espécies e as Discussões podem vir na forma de comentários ou observações.
Conclusões: Opcional.
Agradecimentos: Em um único parágrafo, de forma sucinta.
Bibliografia: Em ordem alfabética e cronológica de autor (es); nomes de periódicos e títulos de livros devem ser grafados em negrito. Os autores devem ser grafados em caixa alta e baixa. Exemplo: Giuliano, D. New Infragenera in Baccharis (Asteraceae, Astereae). Novon, São Francisco, v. 15, n. 4, p. 535-541, 2005.
12. Figuras e Tabelas: quando citadas no texto devem ser colocadas entre parênteses, com a primeira letra em caixa alta, não sendo admitidos abreviaturas (como Tab. Ou Fig.). Ex.: (...) pétalas cuculadas, de 2 cm de comprimento (Figura 1a).
13. A legenda deve vir logo abaixo da figura. A palavra “figura” ou “tabela” deve ser escrita em caixa alta. Ex.: FIGURA 1 – Ramo florido de Blumenbachia exalata M. Weigand (a). Flor (b). Fruto (c). Semente (d). Escala a = 1cm; b, c, d = 1 mm.
14. A lista do Material Examinado deve obedecer as seguintes normas: O País, Estado (ou Província) devem ser colocados em caixa alta. As cidades em caixa alta e baixa e negrito.Todas as informações de um material citado devem ser separados por “,”. Mais de uma citação por cidade separam-se por “;” A altitude deve ser mencionada sempre com a abreviatura m.s.m., expressões latinas devem ser escritas em itálico. A sigla e o número do herbário devem ser inseridos entre parênteses, no final de cada citação e precedido da data. Em caso das citações não mencionarem local ou coletor, inserir as siglas s.l. (= sem local) e s. leg. (= sem coletor). Exemplo: Material examinado: BRASIL: RIO GRANDE DO SUL: Bagé, Rincão do Inferno, 240 m.s.m., arbusto de 1,5 m, L. P. Deble & A. S. de Oliveira 3.456, 07.XI.2003 (HDCF 4.768).
15. As citações bibliográficas devem ser feitas da seguinte maneira: Deble & Marchiori (2005) ou (Deble & Marchiori, 2005) ou (Deble, 2004; Deble & Marchiori, 2005).
16. Na elaboração das chaves dicotômicas as opções constantes deverão constar de números e letras. Exemplo: 1a., 1b.
17. Na descrição de uma espécie, o binômio válido deve ser colocado em tamanho 11, o local de publicação, do tipo e as sinonímias devem ser em tamanho 9. As citações dos tipos das sinonímias devem ser entre colchetes. Usar as expressões n.v. (= non visus) para tipos não visto e ! para vistos, sempre especificando a categoria do tipo em questão.
18. O custo para publicação é R$ 40,00 a página. O primeiro autor terá direito a vinte cópias e os demais a dez.
|