A técnica de captar uma imagem por meio de uma lata
Este é o resultado da expressão matemática da lei básica da refração da luz que costuma ser denominada LEI DE SNELL, em homenagem ao responsável pelas primeiras descobertas que deram origem a ela: DIFRAÇÃO E REFRAÇÃO DA LUZ.
O objetivo da foto da lata no projeto
Realizar uma oficina de fotografia para as pessoas portadoras HIV/AIDS através do Projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com a AIDS.
A fotografia da lata utiliza um recurso simples para a capatção de imagens. Através de um pequeno orifíco em uma LATA as imagens são impressas com a entrada da luz.
O processo é simples. Quando a luz passa através de um orifício muito pequeno ele sofre difração, gravando assim as imagens captadas no negativo que está dentro da lata.
A construção de uma lata como suporte para captar imagens pela difração da luz permiti substituir uma maquina fotográfica convencional.
A foto da lata desperta o afeto, a auto-estima, o espírito criativo pela a arte, a curiosidade e o seu envolvimento pela captação de fragmentos em imagens que trabalha as frustrações realizando a integração espaço/sociedade onde seu olhar e real.
Nossas ações visam à construção de cidadania, proporcionando um suporte para o desenvolvimento pedagógico e intelectual dos participantes nas oficinas da Luz Reveladora, na captação de imagens com uma lata.
Cidades onde já foi desenvolvidos o projeto com mais de 700 pessoas: Alvorada, Porto Alegre, Caxias do Sul e na Europa, Nanterre/França.
Jorge Aguiar é autor do Projeto Luz Reveladora Photo da Lata Inclusão Social Revelada: Identidade e Fotojornalista. Ministrou a 1ª Oficina de Fotografia da Lata dentro do Projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com a AIDS.
Veja as fotos tiradas pelos pacientes através de uma simples lata na primeira edição da Oficina de Fotografia da Lata ministrada pelo jornalista Jorge Aguiar.