Porque este projeto se justifica?

De acordo com a constituição de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco a doenças e outros agravos, o acesso universal e igualitário e de serviços para a sua promoção.

A saúde deve obedecer a alguns princípios como: o acesso universal e igualitário; a promoção de ações e serviços, mediante rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único; a descentralização, com direção única em cada esfera de governo; o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas; a participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde; e a participação da iniciativa privada na assistência à saúde, em obediência aos preceitos constitucionais.

No que se refere à participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e dos serviços de saúde, o jornalista, como profissional e cidadão, tem como dever trabalhar junto às instituições de saúde, com o intuito de garantir um melhor atendimento aos pacientes, bem como, estimular para que a sociedade encare os problemas existentes na área, estimulando, dessa forma, sua participação em projetos sociais.

Sendo assim, o projeto se justifica devido ao importante papel do jornalista na construção e no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente, através de um trabalho voluntário junto ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) com os pacientes portadores HIV/AIDS.

A função do jornalista neste trabalho é a de melhorar a qualidade de vida dos pacientes HIV/AIDS garantindo, além do atendimento oferecido pelo hospital, atividades complementares aos usuários através de ações conjuntas à comunidade de Santa Maria, como por exemplo, atividades físicas, alimentação adequada, saúde bucal e entretenimento.

Essas atividades se justificam diante da necessidade de complementar o tratamento com anti-retrovirais oferecido pelo SUS, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos pacientes HIV/AIDS.

É importante salientar que apesar do Hospital Universitário de Santa Maria atender a pacientes de 46 municípios, as atividades propostas serão realizadas no município de Santa Maria, estando abertas a todos os pacientes residentes na cidade e aos pacientes de outras localidades que puderem comparecer.

UFSM
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004