Projeto Jornalismo Cidadão agradece a participação de todosO Projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com a AIDS encerrou as suas atividades em julho e agradece imensamente aos colaboradores, apoiadores, usuários e voluntários que ajudaram e colaboraram para o desenvolvimento dessa idéia.
O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um jornalismo mais cidadão, através de um trabalho voluntário, com os portadores HIV/AIDS do Hospital Universitário de Santa Maria, dentro do Grupo de Apoio aos Usuários do Hospital-Dia.
Ao todo foram 15 apoiadores e mais de 10 voluntários envolvidos com as atividades propostas pelo projeto e que durante 2007 e 2008 ajudaram na realização das atividades de entretenimento, palestras, campanhas de conscientização, cine clube, atividades físicas e psicológicas, além das oficinas com possibilidade de geração de renda. Essas que colaboraram para a participação dos pacientes na Feira de Talentos da UFSM.
O projeto teve a orientação do Prof. Dr. Rondon Martim Souza de Castro (UFSM) e foi apresentado em diversos eventos, recebendo inclusive um prêmio de Menção Honrosa no XV Congresso Brasileiro de Infectologia, realizado em Curitiba de 20 a 23 de outubro de 2007.
As atividades do grupo de apoio continuam acontecendo todas às terças-feiras no HUSM. Quem tiver interesse em ajudar deve entrar em contato com a enfermeira Vânia Durgante no Ambulatório da Ala I do HUSM ou pelo telefone 3220 8538.
Pacientes do Hospital-Dia participam da Feira de TalentosOs pacientes do Hospital-Dia - Ambulatório da DI do HUSM – estão participando da Feira de Talentos da UFSM.
Os produtos expostos na feira foram confeccionados artesanalmente pelos pacientes do Hospital-Dia em atividades realizadas dentro do Grupo de Apoio dos Amigos e Usuários do Hospital Dia, juntamente, com o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com a Aids, que atua dentro do grupo há um ano e meio. Além disso, alguns pacientes estão comercializando produtos feitos por eles fora das atividades do grupo e do projeto.
A participação na feira é extremamente importante pois tem como objetivo incentivar os talentos dos usuários, além de possibilitar a geração de renda e a manutenção das famílias desses pacientes.
O valor dos produtos vendidos será repassado aos usuários que confeccionaram as peças, sendo 1% destinado à Associação dos Usuários e Amigos do Hospital-Dia e ao Projeto Jornalismo Cidadão, que está apoiando a iniciativa.
As técnicas responsáveis pela iniciativa são a Enfermeira Vânia Durgante e a Assistente Social Mara Londero.
A Feira de Talentos acontece até sexta-feira, dia 13. Jornalismo Cidadão é apresentado em Congresso de Comunicação SocialO projeto Jornalismo Cidadão foi apresentado, recentemente, no IX Congresso Brasileiro de Ciências da comunicação na Região Sul, realizado na cidade de Guarapuava - PR de 29 a 31 de maio.
Na apresentação foram sugeridas, por estudantes e profissionais de jornalismo, outras formas de divulgação do projeto e incentivado o trabalho de conscientização nas escolas.
Novamente a chave para a conscientização está na educação. Jornalismo Cidadão é apresentado em encontro dos estudantes de letrasO projeto Jornalismo Cidadão: O voluntariado no aprendizado com a AIDS foi apresentado no Encontro Regional dos Estudantes de Letras, que ocorreu de 01 a 04 de maio na cidade de Florianópolis - SC.
Durante a apresentação, mostramos as dificuldades encontradas no ano de 2007 para promover a conscientização social. Dessa forma, discutimos a proposta de levar o projeto e o debate sobre HIV/AIDS até as escolas e instituições de ensino. O debate mostrou que o professor é a chave dentro da sala de aula e que a conscientização social começa pela educação.
A participação dos estudantes de letras na construção de novas formas de divulgação do trabalho que vem sendo desenvolvido e da circulação de informações sobre a epidemia foi fundamental para o desenvolvimento de novas ações dentro do projeto.
Um de nossos objetivos para 2008 é o de realizar palestras nas escolas e instituições de ensino. Essa é uma das formas de levar o assunto AIDS para dentro das escolas e estimular assim a circulação de informações a respeito da epidemia.
Projeto Jornalismo Cidadão foi apresentado no III Congresso Argentino de Saúde MentalO projeto Jornalismo Cidadão, desenvolvido há um ano com os portadores HIV/AIDS do Hospital Universitário de Santa Maria, foi apresentado no III Congresso Argentino de Saúde Mental, que ocorreu dias 27, 28 e 29 de março em Buenos Aires.
Durante o evento realizamos diversos contatos com profissionais que trabalham com pacientes HIV/AIDS em hospitais da Argentina. O que surpreendeu a esses profissionais foi a iniciativa de unir o jornalismo na tentativa de conscientizar a sociedade a respeito da epidemia. A oportunidade foi de extrema importância, pois além da troca de experiência, conhecemos um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido na Argentina em relação à AIDS.
O objetivo de apresentar o projeto em um Congresso de saúde Mental se deve ao fato de que muitos dos portadores HIV/AIDS possuem outras patologias como, por exemplo, depressão, transtorno bipolar e ansiedade generalizada.
Agora o projeto vai ser apresentado em mais dois eventos: Encontro Regional dos Estudantes de Letras da Região Sul e IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. O projeto concorre ainda ao Prêmio Internacional Laço Vermelho, que tem como um de seus organizadores a UNAIDS. O prêmio será destinado a organizações ou grupos que desenvolvem ações com o objetivo de reduzir a propagação dos efeitos do HIV/AIDS, promover os direitos humanos e diminuir as injustiças sociais.
Menção Honrosa em Congresso Brasileiro de InfectologiaO projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com a AIDS recebeu uma Menção Honrosa pela Bristol no XV Congresso Brasileiro de Infectologia, que ocorreu de 20 a 23 de outubro.
|