NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - NEPS

CONSTRUÇÃO DO NEPS:

1- Iniciativa do Serviço de Educação Permanente ;
2 - Incluído no Planejamento Estratégico , na Linha Estratégica “Desenvolvimento de competências”;
3 – Foram convidados representantes dos serviços/ setores do HUSM;
4 - Instituído o NEPS;
5- Início dos encontros: 25 de novembro de 2008.

PRIMEIROS PASSOS:

Foi colocado para os participantes a proposta de formação do NEPS

Ampliar a visão da saúde a partir do trabalho multiprofissional com a perspectiva da formação de redes

O QUE PRECISAMOS?
-Teorização e discussão da Política Nacional de Educação Permanente/MS.
Estudo Lei 8.080 e Portaria 1996/GM 13/02/07
Conhecer O Pacto da Saúde (pacto pela vida, em defesa do SUS, em defesa da gestão)
- Conhecer o SUS e a PNH

O QUE QUEREMOS?

Construção de um Projeto de Educação Permanente em Saúde no HUSM

EDUCAÇÃO PERMANENTE
Portaria nº 1996/GM em 13 de fevereiro de 2007 institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências.

EDUCAÇÃO PERMANENTE: DESAFIOS...

Conceitual: precisar os conceitos de educação
continuada e permanente;

Metodológico: desenvolver metodologias que propiciem uma melhor definição dos problemas do trabalho e suas respostas educacionais;

Contextual: reorganização do mundo do trabalho redesenhando cenários;

Política: pactuação entre atores institucionais; inscrever na agenda de gestores a prioridade dos processos educacionais na rede de serviços de saúde.
Fonte: SGTES/MS, 2005.

OBJETIVOS DO NEPS


Pensar a Saúde de forma ampliada com vistas a prestar atendimento integral ao usuário. Aposta na formação de coletivos multiprofissionais, que através do desenvolvimento de um novo modo de pensar-fazer crítico-reflexivo promova mudanças nos processos e relações de trabalho. Além de fomentar parcerias que venham fortalecer e potencializar as ações de atenção e gestão na/da saúde.
Espaços Coletivos de discussão
Capacitação Pedagógica
(Re)construção do Processo de Trabalho


AÇÕES NORTEADORAS

- Instrumentalização teórica sobre educação permanente;

- Necessidade de integração com a rede de atenção básica;

- Vinculação das ações a gestão;
- Reconhecimento de necessidades

PERSPECTIVAS DO NEPS

*Reorganização dos Modelos Assistenciais.

*Reestruturação das formas de intervenção educativa no interior dos diferentes serviços.

DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Universidade Federal de Santa Maria
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