SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)

SAE é uma metodologia que estabelece um novo paradigma ao trabalho da enfermagem, proporcionando um direcionamento que serve como norteador das ações da equipe. Ela permite a equipe profissional maior proximidade do paciente e familiar, obtenção de informações subjetivas e singulares dos sujeitos, oportuniza a seleção de necessidades prioritárias que necessitam de interferências por meio de um pensar crítico, direcionando as atividades destes profissionais. Ainda, fornece visibilidade e cientificidade, ao aproximar a teoria da prática e fornecer registro detalhado das suas ações, desencadeando um cuidado seqüencial e de qualidade. No HUSM, é constituída de cinco etapas: Anamnese e Exame Físico, Diagnóstico de Enfermagem, Prescrição de Enfermagem, Evolução de Enfermagem e Resultados Esperados. Acreditando e apoiando esta necessidade, a Direção de Enfermagem tem tido participação significativa e essencial junto a Educação Permanente no desenvolvimento e implantação do Projeto Institucional SAE/HUSM, o qual está ancorado na relevância de despertar o papel do enfermeiro nos aspectos assistenciais, educativos, éticos e gerenciais do processo de cuidar e assistir, de forma singular e humanizada.
O Projeto SAE teve seu início em 2002 com a divisão do então “Grupo do Cerrito”, porém teve alavancada definitiva por meio do Grupo de Trabalho da SAE (GTSAE), composto por enfermeiros representantes de diversos setores da Instituição, o qual tem sido norteador das ações para a implantação desta metodologia. Este último grupo trabalhou de 2005 a 2006, assessorado pela Professora Doutora Enfermeira Maria da Graça de Oliveira Crossetti (UFRGS), com importante vivência da implantação desta metodologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Neste período houve a construção de instrumentos utilizados na SAE (anamnese e exame físico, evolução de enfermagem, notas de admissão, alta, transferência e óbito do paciente) cuja relevância encontra sentido no considerar as especificidades de cada setor. Elaborou-se ainda, o Manual da SAE que permite visualizar passo a passo todo o processo da SAE, direcionando-o, demonstrando os instrumentos e as ocorrências significativas quanto aos diagnósticos e prescrições de enfermagem, bem como os resultados esperados.
Neste contexto, a Educação Permanente em Enfermagem tem atuado como um vetor do processo educativo contínuo, individual e coletivo, buscando qualificação, conscientização, reconstrução de valores e proporcionando integração dos sujeitos dentro de uma prática criativa. Para tanto, este Serviço conjuntamente com o GTSAE, têm assumido o compromisso, junto à equipe de enfermagem, de desenvolver permanentemente ações buscando viabilizar esta nova proposta de trabalho, construindo uma prática científica para esta categoria profissional.

DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004