IV OFICINA DO NEPE

I SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO


A IV Oficina de Educação Permanente da Enfermagem e o I Seminário de Socialização das Práticas Educativas de Enfermagem em Educação em Saúde do HUSM aconteceu no dia 15 de abril de 2008 no Auditório Gulerpe, com o objetivo de refletir sobre as práticas no processo de construção da Educação em Saúde no HUSM.
As práticas socializadas nesta ocasião foram:

1. Ao portador de Cardiopatia: A orientação para uma vida com Qualidade -Serviço de Hemodinâmica;

2. Capacitação em diálise peritoneal para pacientes e cuidadores – Serviço de Nefrologia;

3.Assistência de enfermagem a pacientes hemato-oncológicos e seus familiares: Humanizando o cuidado através de grupo de apoio- Unidade de Clínica Médica I;

4. Sistematização do atendimento multidisciplinar do
paciente no TCTH e familiares – CTMO;

5. Visita Pré-operatória de enfermagem (VPOE) - Bloco Cirúrgico;

6.Assistência multidisciplinar em saúde ao paciente cirúrgico - Unidade de Clínica Cirúrgica;

7. Educando para a prevenção de reinternações de crianças por agravos; respiratórios, digestivos e urinários no Pronto Socorro Pediátrico do HUSM - PS Pediátrico;

8. Educação e promoção da saúde da mulher na unidade de Internação Toco- ginecológica;

9. Grupo de escuta de pais - UTI Neonatal;

10. Grupo Renascer- Ambulatório Ala C;

11. Grupo de apoio aos portadores do vírus HIV- Ambulatório Ala A;

12. Grupo de apoio para dependentes químicos- Unidade SERDEQUIM;

13. Grupo de familiares - Unidade Paulo Guedes.


III OFICINA DO NEPE

DISCUSSÃO E LEVANTAMENTO


A III Oficina de Educação Permanente da Enfermagem: Discussão/levantamento das necessidades e Metodologias para implantação de ações em Educação Permanente na Rede Regional Hospitalar Integrada (RRHI) foi realizada no dia 30 de janeiro de 2008 com os seguintes objetivos:

Subsidiar a construção de programas de educação permanente para profissionais de saúde da RRHI a partir do levantamento das necessidades apontadas na respectiva oficina, visando aprimoramento técnico e diagnóstico compatíveis com a necessidade de regionalização das ações e serviços de saúde prevista no projeto da rede.

Desencadear o processo de integração e troca de experiências entre gestores e profissionais do HUSM com os demais integrantes da RRHI.


O público alvo desta reunião foram os gestores municipais e regional, representantes do Controle Social e profissionais (médicos, equipe de enfermagem, administradores, entre outros) das seguintes instituições que compõem a RRHI: HUSM, São Pedro do Sul, Santiago, Faxinal do Soturno, São Sepé, Julio de Castilhos, Nova Palma, Restinga Seca, Tupanciretã e São Francisco de Assis.

No levantamento realizado foram verificadas mais de 30 necessidades e destas priorizadas as mais freqüentes: Controle de Infecção Hospitalar, Cuidado Perioperatório, Transporte e Recepção de RN, Humanização, Urgência Psiquiátrica, Treinamento de atendimentos de primeiros socorros para motoristas de ambulância.


II OFICINA DO NEPE

CONSTRUINDO COLETIVAMENTE


Aconteceu no dia 17/12/07 no Salão Imembuy a II Oficina de Educação Permanente da Enfermagem: Construindo Coletivamente Processos Educativos em Saúde, reunindo Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem das diversas áreas de atuação do HUSM.

A Enfª Ângela Flack apresentou uma importante contextualização sobre educação em saúde contribuindo para desencadear um processo de construção coletiva junto às oito rodas formadas por profissionais de enfermagem, com o objetivo de continuar o processo de sensibilização da equipe e fortalecimento da Educação Permanente na Enfermagem, assim como desencadear o desenvolvimento do segundo eixo prioritário - Educação em Saúde.

Durante toda a oficina foi utilizada a pedagogia problematizadora com o intuito da ação reflexiva sobre as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da Enfermagem. A técnica de apresentação dos participantes foi um verdadeiro exercício de construção de rede com identificação, expectativas, surpresas, nós críticos, paciência, perseverança e muitas palavras emergiram desta rede para o entendimento de Educação, entre elas: comprometimento, troca de saberes e experiências.

Deste momento reflexivo foi construído coletivamente um conceito de Educação em Saúde para a Enfermagem

“Educação em Saúde é um processo de construção coletiva de ensino-aprendizagem dinâmico, dialógico, transformador, compartilhado e de inclusão que valoriza e respeita os diversos saberes com atitude, comprometimento, vínculo e co- responsabilidade da equipe de enfermagem do HUSM e usuários de acordo com os princípios do SUS.”


I OFICINA DO NEPE

SOCIALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO


A I Oficina de Socialização e Planejamento da Educação Permanente da Enfermagem do HUSM ocorreu no dia 01/10/07 no Salão Imembuy, a qual teve como temática o Marco Conceitual de Educação Permanente, ancorada nas políticas nacionais de saúde. Salientamos que esta oficina contou com participação expressiva da equipe de enfermagem. Assim, foi construído coletivamente o conceito de educação permanente para o Serviço de Enfermagem:

“Educação Permanente é uma mudança contínua, permanente, de constante aprendizado e atualização profissional que tem por finalidade melhorar a qualidade do atendimento, resultando em satisfação, humanização, aprimoramento técnico e dignidade no exercício do trabalho por meio da construção coletiva, troca de saberes e interdisciplinaridade”.

Para operacionalizar os eixos norteadores conforme o conceito construído pelo grupo foi sugerido:

Eixo 1: Produção Científica:
Aprender a produzir cientificamente; apoio na divulgação da produção; identificar habilidades de funcionários para contribuir na produção científica; temáticas de interesse coletivo; desenvolvimento de estudos clínicos e construção de equipe de apoio para produção de trabalhos científicos.

Eixo 2: Educação em Saúde:
Organizar grupos de familiares, integrar o acompanhante na assistência; padronizar informações/socialização; criar estratégias de trabalho em grupos; desenvolver oficinas de ensino aprendizagem; elaborar orientações de educação ao paciente (Educação em Saúde); conhecer o SUS como política de saúde.

Eixo 3: Educação em Serviço:
Desenvolver treinamento, qualificação e capacitação das relações interpessoais, comunicação, motivação, humanização; políticas públicas de saúde; saúde mental do trabalhador; qualidade de vida; ética profissional; emergência psiquiátrica e pediátrica; metodologias de trabalho; conhecer outras realidades; reconhecer as necessidades do usuário.

Eixo 4: Integração Serviço- Ensino:
Estimular o trabalho multiprofissional; estímulo da presença de acadêmicos em projetos; projetos permanentes e adaptados a realidade; melhorar o acolhimento dos acadêmicos; aproximar teoria e prática; criar grupos de discussão; envolver docentes e servidores técnicos administrativos no processo de trabalho; promover integração multidisciplinar; maior participação dos docentes nas atividades assistenciais e vice-versa.

Eixo 5: Interdisciplinaridade
Mudanças de paradigmas. Participação em discussões de casos como meio de promover a interdisciplinaridade; melhoria da comunicação; promoção de eventos multidisciplinares; criação de equipes matriciais representantes de área em todos os setores; troca de saberes, mudança de posturas; integralidade no atendimento.

FOTO DO I SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Universidade Federal de Santa Maria
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