Eixo 2: Educação em Saúde
OBJETIVO GERAL
Fomentar o desenvolvimento de práticas sistemáticas de educação na atenção em saúde junto aos usuários do SUS no HUSM, buscando a integração com outras instituições de saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- estimular a educação para a saúde, individual e coletivamente;
- fomentar a construção do conhecimento pela equipe de enfermagem junto ao usuário, integrando o saber técnico ao saber popular.
- estimular o conhecimento dos usuários sobre as políticas de saúde do SUS, promovendo a cidadania.
- aperfeiçoar os registros referentes às ações de educação em saúde nas unidades;
- apoiar a equipe de enfermagem estimulando a produção de material educativo como ferramenta de educação em saúde;
- monitorar as ações de educação em saúde nas unidades;
- divulgar os resultados das ações de educação em saúde desenvolvidas no HUSM;
- articular, interinstitucionalmente, o desenvolvimento de ações educativas em saúde.
METODOLOGIA
CENÁRIO DO PROJETO
O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) está localizado na região central do Rio Grande do Sul. Atende pacientes de todas as idades, portadores de complicações clínicas e cirúrgicas, as quais acarretam internações de alto custo e de alto índice de permanência hospitalar. O Hospital Universitário, como é chamado por seus usuários, tem sido referenciado por serviços de outros estados, principalmente do oeste catarinense. É um centro de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ciências da saúde, centro de programação e manutenção de ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde das pessoas, as quais participam das comunidades integradas à rede regional de saúde (PROCHNOW, 2004).
PLANO DE AÇÃO
Viabilização de espaços físicos para a discussão e troca de conhecimentos como: rodas de conversa, oficinas, grupos de escuta, entre outros.
Incentivo à discussão de políticas de saúde junto aos usuários, instigando a participação e o controle social.
Qualificação/instrumentalização da equipe de enfermagem para o uso da pedagogia problematizadora, estimulando a participação e autonomia do usuário no seu processo saúde-doença.
Viabilização da produção e divulgação do material educativo elaborado pela enfermagem na Instituição.
Acompanhamento sistemático das ações educativas de enfermagem realizadas na Instituição.
Padronização do registro das atividades de educação em saúde na Instituição;
Divulgação sistemática das ações de educação em saúde realizadas na Instituição.
Inserção e co-participação das instituições de saúde para o desenvolvimento de ações coletivas de educação em saúde.
Criação de espaços que promovam as relações e interações, intra e interinstitucional, para o incremento de ações de educação em saúde.
RESULTADOS E IMPACTO ESPERADOS
Como resultado deste projeto espera-se a intervenção na realidade a partir do significado que os próprios usuários atribuem ao seu processo saúde-doença, ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.
Nesta perspectiva, pretende-se com a educação em saúde transformar as tradicionais práticas pedagógicas levando à superação das situações que limitam a qualidade de vida do usuário.
REFERÊNCIAS
1 World Health Organization. The Ottawa Carter for Health Promotion. Ottawa (CA): WHO; 1986.
BRASIL. Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990. Presidência da República. Subchefia para assuntos jurídicos. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 1990.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. - Brasília: Ministério da Saúde, 2007.160 p. - (Série B. Textos Básicos de Saúde)
CUNHA, Regina Ribeiro et al. Promoção da saúde no contexto paroara: possibilidade de cuidado de enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 170-176. ISSN 0104-0707.
PROCHNOW, A. G.; O Exercício da Gerência do Enfermeiro: cultura e perspectivas interpretativas. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2004.
PELICIONI, M. C. F. ; PELICIONI, A. F. Educação e promoção da saúde: uma retrospectiva histórica. Disponível em: http://www.saocamilo sp.br/pdf/mundo_saude/55/02_restrospectiva_historica.pdf. Acesso em: 01 de abr de 2009
Virgínia T. S c h a l l
Miriam St r u c h i n e r
Educação em saúde: novas perspectivas. E D I T O R I A L
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