DA EDUCAÇÃO CONTINUADA À EDUCAÇÃO PERMANENTE DO HUSM

Conforme relatório de gestão do HUSM de 1982 foi criado o Serviço de Educação Continuada nos três seguimentos: médico, enfermagem e administrativo.

A Educação Continuada em Enfermagem, nesse ano fazia parte de uma das Coordenações da Direção de Enfermagem da época, essa era coordenada pela enfermeira Janete Maria Denardin. Neste contexto, no relatório de gestão referente ao período de 1982 a 1986, não foi encontrado representantes dos Serviços de Educação Continuada das Direções Administrativa e Clínica (HUSM, 1983).

Conforme o Relatório da Educação Continuada da Enfermagem do HUSM desta época, este serviço visou criar linhas de ação para o início das atividades, tendo a participação da Enfermeira responsável e uma Professora de Administração do Curso de Enfermagem da UFSM. Para esta estruturação foi realizado um questionário com as enfermeiras para sugestões sobre programas de atualização. No período, devido à falta de dados se tornou impraticável iniciar programas de atualização para enfermeiros.

O primeiro Programa de Educação em Serviço para auxiliares e atendentes, foi elaborado baseado no Manual de Técnicas que se implantava no HUSM, a fim de tornar os procedimentos de enfermagem padronizados.

Algumas dificuldades e desafios encontrados pelos profissionais para a implantação do serviço:

- pouca participação do grupo de enfermeiros nas decisões do Serviço de Educação Continuada;

- falta de espaço físico para a realização de encontros e reuniões do grupo de enfermeiros, devido à sobreposição da área médica no que se refere às ações de enfermagem previstas pelo Serviço de Educação Continuada na época;

- falta de funcionários;

- acúmulo de serviço por parte dos profissionais participantes das atividades;

- preocupação dos funcionários por estarem ausentes de suas áreas;

- dificuldade de organização das atividades;

- falta de material nas áreas de serviço;

- desestímulo dos funcionários;

A partir destas dificuldades foi acordado entre o Serviço de Educação Continuada de Enfermagem, Direção de Enfermagem, Coordenações e Chefias de Enfermagem que o momento da passagem de plantão seria a oportunidade de treinamentos e capacitações dos funcionários em todas as Unidades de Internação. Diante disso, houve a argumentação negativa dos funcionários.

A partir deste contexto, foram elencadas sugestões para a viabilização das ações de Educação Continuada em Enfermagem (HUSM, 1983):

- valorização do profissional de enfermagem;

- conscientização do pessoal de enfermagem sobre Educação Continuada;

- disposição de espaço físico para a realização de seminários do Serviço de Educação Continuada.

Em 1984, a Educação Continuada foi coordenada pela enfermeira Genair Maria Bortoluzzi, a qual permaneceu até 1986. É importante ressaltar que neste período de 1982 a 1986 as políticas gerais e os objetivos do HUSM referentes à Educação Continuada foram: - estimular a melhoria do desempenho das diversas áreas e serviços do HUSM; treinar o funcionalismo, nos diversos níveis; obter junto ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), a cedência de docentes que tenham horários disponíveis; proporcionar qualificações periódicas em diversos níveis, atingindo 25% do funcionalismo do HUSM numa primeira etapa e, posteriormente, outros 25%.

No período de 1986 a 1990, no que se refere aos objetivos básicos da Direção Geral desta gestão, a Educação Continuada foi a oportunidade de criar, na área da saúde, cursos, conferências e estágios oficializados pelo Departamento Didático. O apoio ao Ensino e a Pesquisa, foi uma das correntes da Direção, por meio da realização de 25 eventos com participantes servidores técnicos administrativos do HUSM, sendo destes eventos as Jornadas de Enfermagem. Ainda as Reuniões Científicas, o Apoio à Divulgação Científica, Apoio Bibliográfico, Apoio ao Projeto de Pesquisa, Apoio às Atividades de Ensino.

Conforme o Relatório da Direção de Enfermagem no período Pró Tempore (1986), no que se referem à Educação Continuada as sugestões foram: Realização de cursos de treinamento, enfatizando a humanização no HUSM e a melhoria na assistência prestada; elaboração de programas de integração docente-assistencial.

Já o Relatório da Direção de Enfermagem de 1987, as metas referentes ao Serviço foram: realização de cursos de treinamentos, enfatizando a humanização no HUSM e a melhoria na assistência prestada; implantar MAE (metodologia da assistência de enfermagem) na área materno-infantil; implantar consulta de enfermagem na área materno-infantil; desenvolvimento de projetos de pesquisa na enfermagem; avaliação sistemática e implementação de programas que visem a melhoria da metodologia da assistência de enfermagem (MAE).

De 1990 a 1994, a Coordenação de Enfermagem em Educação Continuada, apresentava no Relatório de Gestão, com palestra para toda a equipe de enfermagem; o 1º Curso com auxiliares de enfermagem de treinamento sobre Enfermagem nas Emergências; treinamento com Banco de Sangue sobre punção venosa; palestra sobre indicação e manejo de ostomia para equipe de enfermagem; treinamento sobre preparo e limpeza de materiais para auxiliares e atendentes de enfermagem, entre outros.

Em 1991, encontramos as seguintes atividades: Vídeo sobre detecção de hipotireoidismo; treinamento sobre hemodiálise contínua de baixo fluxo, para auxiliares, enfermeiros e técnicos de enfermagem da CTI; VI Semana de Enfermagem da UFSM; treinamento para auxiliares de saúde.

De 1994 a 1998, a Educação Continuada em Enfermagem desempenhava as seguintes ações, com incentivo da Direção de Enfermagem: investimento na capacitação da Equipe de Enfermagem proporcionando a participação em congressos, jornadas, palestras, cursos de atualização, promoção de treinamentos, incentivo ao desenvolvimento de projetos assistenciais, de pesquisa e a participação em seleção e freqüência em cursos de Pós-Graduação. Foram realizadas reuniões sistemáticas e setorizadas com assessoria do Serviço de Psicologia, com o intuito de cultivar e melhorar as relações interpessoais.

Entre as atividades de aperfeiçoamento e treinamento da Direção de Enfermagem, no período 1994/1997 (Relatório UFSM 94/97) foram: Atualização em Enfermagem Oncológica e Pé Diabético, Enfermagem Hemato-Oncológica, Prevenção e controle de infecção hospitalar, ostomias e cuidados com a pele; relações humanas e a busca de atendimento ao público; Curso de educação e prevenção das DST/AIDS, radioterapia, treinamento para UTI-pediátrica; Palestras sobre ética profissional; atualização das técnicas de enfermagem; avaliação de lesões de pele pelo Enfermeiro.

Em 2001, o serviço de Educação Continuada em enfermagem estava localizado junto a Direção de Enfermagem, no térreo do HUSM. As capacitações, cursos, seminários, palestras e outras atividades articuladas pelo serviço eram registrados e encaminhado para a Coordenação de Ensino, Pesquisa e extensão. A participação da enfermeira da Educação Continuada ocorria em todos os segmentos em que havia profissionais de enfermagem na instituição, levando informações para que esses profissionais participassem dos eventos programados a partir das necessidades dos serviços da enfermagem. Assim, o serviço oportunizava cursos de atualização capacitações, treinamentos, no intuito de qualificar o trabalhador em enfermagem à assistência ao paciente, trazendo também satisfação pessoal no desempenho de suas ações enquanto cidadão de uma categoria de trabalhador em saúde.

Neste mesmo período, na área administrativa, o serviço de Educação Continuada foi assumido por uma psicóloga com atuação no serviço de recursos humanos e na área médica o diretor de ensino, pesquisa e extensão acumulava também o cargo de Coordenador de Educação Continuada Médica.

Em maio de 2006, A Educação Continuada do HUSM passou a fazer parte da DEPE (Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão) trabalhando em parceria com as áreas de enfermagem cuja representante era uma enfermeira com o cargo de chefia do serviço em enfermagem e uma pedagoga representante da área administrativa.

Com base nas Políticas Públicas de Saúde do Ministério da Saúde as quais visam à universalidade, eqüidade e integralidade, foi desenvolvido um projeto de Educação Permanente para o HUSM, conforme os eixos norteadores da instituição com vistas a estas políticas. Sendo assim, a Educação Permanente vislumbrava três eixos, os quais balizavam as propostas de trabalho: Educação em Serviço; Produção Científica e Integração das Interfaces dos serviços, incluídos em programas institucional, bem como em programas específicos desenvolvidos nos diversos setores do HUSM.

DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Universidade Federal de Santa Maria
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