Eixo 3: Educação em Serviço



OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos profissionais de enfermagem a participação em programas educativos com enfoque na corresponsabilização, como forma de aprimorar sua atuação na instituição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Planejar e implementar ações educativas para atender as necessidades de aprendizagem no ambiente de trabalho.
2- Promover o aprimoramento e a atualização dos profissionais, considerando suas vivências profissionais e as especificidades de cada serviço.
3- Estimular o profissional a participar de ações de educação em saúde, de integração ensino-serviço, de produção científica e de educação permanente em serviço.

CENÁRIO DO PROJETO

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) está localizado na região central do Rio Grande do Sul. Atende pacientes de todas as idades, portadores de complicações clínicas e cirúrgicas, as quais acarretam internações de alto custo e de alto índice de permanência hospitalar. O Hospital Universitário, como é chamado por seus usuários, tem sido referenciado por serviços de outros estados, principalmente do oeste catarinense. É um centro de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ciências da saúde, centro de programação e manutenção de ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde das pessoas, as quais participam das comunidades integradas à rede regional de saúde (PROCHNOW, 2004).

PLANO DE AÇÃO
As atividades do Eixo Educação em Serviço serão desenvolvidas, continuamente, por meio de planos de ação. Neste sentido, apresenta-se a seguir as ações.
Identificação das necessidades de aprimoramento dos profissionais de enfermagem e dos serviços, por meio da coleta das temáticas em cada ambiente,
Viabilização de espaços físicos para a discussão, aprimoramento e troca de saberes entre os profissionais de enfermagem dos diferentes serviços, como rodas de conversa, oficinas, seminários, cursos, entre outros.
Sensibilização dos profissionais (durante cursos, reuniões eventos) sobre a importância da participação em atividades educativas, de integração e de produção científica, colaborando na efetivação das ações.
Socialização de materiais e práticas educativas produzidas pelos profissionais do HUSM, utilizando diferentes meios de divulgação.

RESULTADOS ESPERADOS

Como resultado deste projeto espera-se alcançar uma atuação crítica, reflexiva e transformadora dos profissionais de enfermagem buscando a Educação Permanente como um processo compartilhado coletivamente objetivando um serviço qualificado.
Espera-se também que ocorra a intervenção na realidade a partir do significado que os próprios profissionais atribuem a sua práxis ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.
Assim pretende-se com a educação em serviço transformar as tradicionais práticas pedagógicas, possibilitando espaços para o pensar e o fazer no trabalho, levando à superação das situações que limitam a qualidade no cuidado.



REFERÊNCIAS

FARAH, B. F. Educação em serviço, educação continuada, educação permanente em saúde: sinônimos ou diferentes concepções? Revista de APS, Juiz de Fora - NATES/UFJF, v. 6, n. 2, p. 123-125, 2003.

BRASIL. Ministério da saúde. Portaria GM/MS nº 1.996 , de 20 de agosto de 2007. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Disponível em:< http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Portaria_1996-de_20_de_agosto-de-2007.pdf> acesso em: 18/08/2009.

RICALDONI, C. A. C.; SENA, R. R. de. Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.6, pp. 837-842. ISSN 0104-1169.

DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004