Eixo 1: Produção Científica
OBJETIVO GERAL
- Fomentar a produção do conhecimento em enfermagem/saúde do HUSM.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Potencializar habilidades para o desenvolvimento da produção científica;
- Auxiliar no aprendizado e desenvolvimento da produção científica;
- Divulgar a produção científica institucional, socializando o conhecimento.
METODOLOGIA
CENÁRIO DO PROJETO
O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) está localizado na região central do Rio Grande do Sul. Atende pacientes de todas as idades, portadores de complicações clínicas e cirúrgicas, as quais acarretam internações de alto custo e de alto índice de permanência hospitalar. O Hospital Universitário, como é chamado por seus usuários, tem sido referenciado por serviços de outros estados, principalmente do oeste catarinense. É um centro de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ciências da saúde, centro de programação e manutenção de ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde das pessoas, as quais participam das comunidades integradas à rede regional de saúde (PROCHNOW, 2004).
PLANO DE AÇÃO
Elaboração de cursos, seminários e atividades afins sobre metodologia científica;
Viabilizar equipe de apoio (orientação) para elaboração de projetos de pesquisas, de prática assistencial, entre outros;
Aquisição e disponibilização de referencial bibliográfico sobre metodologia da pesquisa, metodologia científica;
Organização de material para divulgação de atividades desenvolvidas pelos profissionais atuantes no HUSM – INFONEPE;
Pleitear espaço em periódicos (HUSM e CCS) para divulgação de trabalhos científicos;
Criar espaços específicos, no HUSM, para o desenvolvimento da produção científica (estrutura e área física, entre outros).
RESULTADOS E IMPACTO ESPERADOS
Como resultado deste projeto espera-se aperfeiçoar os profissionais de enfermagem para o desenvolvimento da pesquisa científica, ampliando a produção do conhecimento destes no âmbito do HUSM.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1996. Disponível em: acesso em 2008.
CARVALHO, M. C. M. (org); Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução Nº 311 de 08 de fevereiro de 2007. Disponível em:
. Acesso em: 07 de julho de 2009.
MARQUES, S. C.; TYRREL, M. A.; OLIVEIRA, D. C.A produção científica da enfermagem na perspectiva da representação social. Brasil, 1975-2001. Revista latino-americana em enfermagem, 2006. set-out; 14(5). Disponível em: . Acesso em: 07 de julho de 2009.
MISHIMA, S. M.; ALMEIDA, M. C. P.; VILLA, T. C. S.; FORTUNA, C. M. F.; KIMURA, M. L. R.; FERREIRA, M. J. B. A relação universidade e serviços de saúde - construindo possibilidades de trabalho. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.5 n.2 Ribeirão Preto abr. 1997. Disponível em:
. Acesso em: 07 de julho de 2009.
PROCHNOW, A. G.; O Exercício da Gerência do Enfermeiro: cultura e perspectivas interpretativas. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2004.
SANTOS, A. R.; Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6 ed. revisada. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
VOLPATO, G. L.; Ciência: da filosofia à publicação. 4 ed. Botucatu, São Paulo: Tipomic, 2004.
|