Eixo 4: Integração Ensino-Serviço



OBJETIVO GERAL

Promover a integração do serviço de Enfermagem do HUSM com o Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM e demais Instituições de Ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Estimular a integração entre teoria e prática contribuindo para um processo de desenvolvimento do futuro profissional da enfermagem voltado para as reais necessidades sociais.
Promover a interação dos profissionais da enfermagem (docentes e assistenciais) e estudantes visando o trabalho em equipe.
Proporcionar ações interativas entre enfermeiros assistenciais, docentes e estudantes, com vistas à inserção nos programas institucionais conforme as necessidades do serviço e do ensino.

CENÁRIOS DO PROJETO

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria, instalada solenemente em 18 de março de 1961. A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior, constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da educação.
A atual estrutura, determinada pelo Estatuto da Universidade, aprovado pela Portaria Ministerial n. 801, de 27 de abril de 2001, e publicado no Diário Oficial da União em 30 de abril do mesmo ano, estabelece a constituição de oito Unidades Universitárias: Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Educação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Tecnologia, Centro de Artes e Letras e Centro de Educação Física e Desportos.
Em 20 de julho de 2005, o Conselho Universitário aprovou a criação do Centro de Educação Superior Norte-RS/UFSM CESNORS, passando a UFSM a contar com nove Unidades Universitárias. A instalação do CESNORS tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da região norte do estado do Rio Grande do Sul, visando à expansão da educação pública superior. Da estrutura da Universidade, fazem parte também três Escolas de Ensino Médio e Tecnológico: Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Agrícola de Frederico Westphalen e o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
A UFSM está localizada no centro geográfico do estado do Rio Grande do Sul, distante 290 km de Porto Alegre. O município de Santa Maria é o pólo de uma importante região agropecuária que ocupa a parte centro-oeste do Estado. No município, formou-se um importante pólo de prestação de serviços com destaque para a educação em todos os níveis.
O campus da UFSM, que abrange a Cidade Universitária Professor José Mariano da Rocha Filho, está localizado na Avenida Roraima n.1000, no Bairro Camobi onde é realizada a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas. Funcionam no Centro da cidade de Santa Maria outras unidades acadêmicas e de atendimento à comunidade (UFSM, 2009).
HUSM está localizado na região central do Rio Grande do Sul. Atende pacientes de todas as idades, portadores de complicações clínicas e cirúrgicas, as quais acarretam internações de alto custo e de alto índice de permanência hospitalar. O Hospital Universitário, como é chamado por seus usuários, tem sido referenciado por serviços de outros estados, principalmente do oeste catarinense. É um centro de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das ciências da saúde, centro de programação e manutenção de ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde das pessoas, as quais participam das comunidades integradas à rede regional de saúde (PROCHNOW, 2004).
O Curso de Graduação em Enfermagem na UFSM foi criado no ano de 1975. Neste ano, o Departamento de Assuntos Universitários do Ministério de Educação e Cultura detentor de dados que a Enfermagem era o curso que apresentava menor desenvolvimento no País, elaborou um documento no qual requeri a identificação das causas e de medidas de superação do problema.
Em 1976, a primeira turma do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM iniciou suas atividades (LIMA et al, 2005).

PLANO DE AÇÃO

As atividades do Eixo ensino-serviço serão desenvolvidas, continuamente, por meio de planos de ação. Neste sentido, apresenta-se a seguir as ações.
Identificação das atividades educativas desenvolvidas pelos docentes no HUSM e dos profissionais de enfermagem na academia.
Viabilização de espaços físicos no HUSM para a discussão, aprimoramento e troca de conhecimentos entre os profissionais de enfermagem (docentes e assistenciais) e estudantes.
Promoção de ações conjuntas que favoreçam as relações interpessoais, contribuindo para a formação profissional conforme preconizado pelas Políticas Públicas de Saúde e de Educação.

RESULTADOS ESPERADOS

Como resultado deste subprojeto acredita-se alcançar maior integração e interação entre ensino-serviço que contribua para a formação e aprimoramento profissional como um processo compartilhado de modo a garantir espaços de vivencias entre os profissionais de enfermagem (docentes e assistenciais) e estudantes trazendo benefícios para a assistência, o ensino e a pesquisa.
Além disso, espera-se, em médio prazo, potencializar a interlocução com a Pós-Graduação em Enfermagem visando o aprimoramento profissional , o desenvolvimento da produção do conhecimento qualificando o processo de cuidar.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. Diretrizes Curriculares Nacionais Para os Cursos Universitários da Área da Saúde. 2 ed. Londrina: rede unida, 2005.

CHIRELLI, Mara Quaglio; MISHIMA, S. M. O processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 3, p. 326-331, 2004.

LIMA, Suzinara Beatriz Soares de et al. Memória da enfermagem do hospital universitário de Santa Maria - RS. Texto contexto - enferm. [on-line]. 2005, vol.14, n.4, pp. 557-566.

PROCHNOW, A. G.; O exercício da gerência do enfermeiro: cultura e perspectivas interpretativas. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2004


DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Universidade Federal de Santa Maria
Website construído utilizando o Assistente Web - CPD/2004